O Circo Voador, no Rio: a união de várias artes - Foto: Divulgação.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro possuem estabelecimentos variados que apresentam atrações musicais de gêneros como rock e e-music. Que têm ambiente, cardápio e proposta de bar, mas são chamados de balada. E há locais com ideias diferenciadas, que se destacam nas duas capitais.
Os conhecidos Studio SP e Tapas, em São Paulo, e Circo Voador e Teatro Odisseia, no Rio de Janeiro, são exemplos de propostas abrangentes que garantem diversão. Mais: são casas noturnas que relacionam dois públicos (que se diversificam e se misturam): apaixonados por show e amantes de balada. O Guia da Semana diz o porquê.
Studio SP - Baixo Augusta, São Paulo
Espaço multicultural, reúne artes plásticas, dança, teatro, literatura, artes visuais e multimídia e, claro, música. Com proposta voltada para o público alternativo, costuma apresentar bandas novas e independentes ao vivo. Na programação diária, sempre há um DJ que agita a noite após o show. Nas paredes do estabelecimento, a arte urbana característica do Centro de São Paulo: por lambe-lambes e stickers (cartazes colantes, como grandes adesivos) de projetos como Chã, Jey, Guid, Altocontraste e Muxi Muxi.
Serviço:
Rua Augusta, 591, Centro - São Paulo. Telefone: (11) 3129-7040.
O Tapas Club, no bairro paulista Consolação: alternativo - Foto: Divulgação.
Tapas Club - Consolação - São Paulo
Misto de bar, restaurante e clube, tem a programação voltada para o jazz, incluindo vertentes e estilos relacionados ao ritmo como hip hop, duba, ska, soul, funk e nu jazz. A programação inclui apresentações de grupos voltados para esse gênero, sempre com um DJ com sets dessas vertentes. O lounge é a pré-balada. Após 0h, o andar superior abriga os alternativos - público e atrações. No cardápio, tapas espanhóis, que explicam o nome do estabelecimento. Com festas fixas, como Las Chicas Tiene Fuego, Lost In Martini e Olé, funciona de terça a domingo.
Serviço:
Rua Augusta, 1246, Consolação - São Paulo. Telefone: (11) 2574-1444.
Circo Voador - Lapa, Rio de Janeiro
Localizado no bairro mais boêmio do Rio, tem baladas 24 horas: são shows de artistas, festas de música eletrônica, projetos educacionais, encontro de poetas, espaço para a temática universitária, espetáculos infantis, mostras de cinema e até creche. O principal da casa é o espetáculo-arte, em vários desdobramentos do gênero. O local já foi palco de grupos nacionais como Paralamas do Sucesso, Blitz, O Rappa, Cássia Eller, Cazuza e Legião Urbana. Com proposta de boa música nacional, é voltado para variados tipos de públicos: família, jovens e boêmios.
Serviço:
Rua dos Arcos, s/n, Lapa - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2533-0354.
Teatro Odisseia - Lapa, Rio de Janeiro
Reunindo mais de 10 mil pessoas por mês, a casa tem proposta musical voltada para a música brasileira, com foco em MPB e samba. Mas há espaço para festas de música eletrônica e festivais de rock. Pertencente ao Grupo Matriz, também dono do Cinematheque, fechado em no começo de julho de 2010, já recebeu nomes como Los Hermanos, New York Ska Jazz Ensemble e Slackers.
Serviço:
Avenida Mem de Sá, 66, Lapa - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2226-9691/ 2224-6367.
Atualizado em 6 Set 2011.