Guia da Semana

Se durante o dia o túnel que liga a Augusta ao Minhocão é repleto de carros e buzinas, em algumas noites o cenário é outro. Batizado de Buraco da Minhoca, o local é a mais nova “vítima” das ocupações dos espaços públicos de São Paulo, sendo palco para festas e outras manifestações artísticas. Vítima, no melhor sentido da palavra, é claro.

+ Conheça os coletivos urbanos que estão mudando a cara de SP
+ Roteiro de baladas que rolam durante o dia em São Paulo
+ Conheça as baladas mais alternativas de São Paulo

A história começou em janeiro, em meio as comemorações do aniversário da cidade, quando um grupo de amigos resolveu seguir para o túnel, depois de serem retirados da Praça Roosevelt. O local, que é fechado durante a noite, era o cenário perfeito. Não foi preciso muito para a festa começar, e muito menos para a ideia pegar.

Buraco da Minhoca
Um dos primeiros eventos realizados no Buraco, em fevereiro

A escolha do nome não foi aleatória. Na física, um buraco de minhoca é uma passagem teórica através do espaço-tempo que pode criar viagens entre dimensões. “O buraco da minhoca é uma passagem para outra dimensão de ocupação do espaço público”, diz a página no Facebook.

Buraco da Minhoca
Festa em fevereiro, que reuniu quase 5mil pessoas

Em uma cidade onde as listas são cada vez mais fechadas e os preços abusivos, a ideia de ocupar a rua não vem de hoje. Festas como a Voodoohop, Carlos Capslock e Metanol são a prova viva. Qualquer lugar é lugar para a festa; basta ser aberto, basta ser público – e é assim que deve ser.


Sarau Atômico no Burado da Minhoca, no último dia 30/3

Mesmo que o prefeito Fernando Haddad tenha vetado o projeto de lei que visava proibir a utilização de vias públicas para eventos culturais e mesmo que os organizadores da festa não tenham medido esforços para a regulamentação do evento, as coisas não são assim tão fáceis.


A próxima festa já tem data: 13 de abril

Em nota no Facebook, Paulo Tessuto, dj idealizador da Carlos Capslock, defende o apoio que o projeto vem recebendo da Subprefeitura, Prefeitura e Secretaria de Cultura desde o começo. penas estamos aguardando os trâmites para poder dar um passo à frente. Muitos processos são demorados e retrocessos podem acontecer. Mas isso nao significa que não irá acontecer. Ainda é cedo! O assunto ainda é muito novo".


O Buraco da Minhoca traz uma nova discussão em ocupação de vias públicas

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 4 Abr 2014.