Como você fica sabendo das suas festas favoritas? Eventos no Facebook, panfletagem nas ruas, mailing inconveniente? Não importa, afinal, todas têm em comum a mesma forma de divulgação: os flyers.
+ Baladas para curtir durante a semana em SP
+ Bê-a-bá da música eletrônica
+ Veja 20 bares perfeitos para fazer esquenta em São Paulo
Cada festa tem a sua identidade (ou pelo menos deveria ter) e o flyer muda de uma para outra, sendo uma parte importante para a propagação do evento. Ele faz com que a festa seja mais convidativa e torna o convite mais interessante, afinal, por que uma festa ruim teria uma preocupação artística? Isso pode não ser regra, mas também conta na escolha do rolê.
Mas quem são os responsáveis por fazer você identificar a sua festa favorita com apenas uma olhadela? Em São Paulo, alguns artistas se dedicam especialmente ao design dos flyers, é o caso de Bruno Miranda, Leandro Dexter, Acauã Novais, que dão identidade aos eventos pela cidade.
Você já deve ter visto alguma arte do Bruno Miranda por aí, o pessoal da A$$ costuma colar seus flyers pela Rua Augusta, no caminho até a Blitz Haus, onde a festa acontece (também rola no Clash Club). Sempre impactantes. Eles realmente chamam a atenção pelas cores fortes e pelas artes chocantes. “Gosto de investir um tempo maior no traço irregular das artes e depois aplicar cores chapadas ou com degradês, acho que essa combinação caracteriza meu trabalho”, afirma Bruno, que tem toda a liberdade do mundo para fazer os flyers da festa.
Já Leandro Dexter é novo no ramo, ilustrador por profissão, passou a fazer os flyers da 4e20 após um pedido dos organizadores da festa, que queriam uma nova identidade nas suas divulgações. Logo no primeiro trabalho, Dexter conquistou seu espaço. “Eu nunca fui de fazer flyer, aí um dia a 4e20 me pediu e eu busquei algumas referências no Behance. Acabou que entreguei um Mickey maconheiro, que combinou com a festa e estou com eles até hoje".
Acauã Novais, o responsável pelos flyers do Grupo Vegas, que gerencia casas como Riviera Bar, Lions Night Club, Cine Jóia e Yacht Club, por exemplo, tem o trabalho bastante diversificado, abrangendo diversos temas, cada um em específico para um tipo de evento. Para Acauã, essa diversidade ajuda na concepção de cada flyer, o difícil é quando a festa não tem um conceito bem formado. Por não fazer parte do ~mundo da noite~, ele segue tendências diferentes para o que é criado neste meio. “É ótimo quando se tem liberdade para criar, mas nem sempre acontece. O importante é levar como um trabalho e não obra de arte.”, afirma.
Com tanta diversidade, a divulgação das festas funciona como uma boa vitrine para estes artistas, que expõe suas referências através de compartilhamentos, curtidas e confirmações nestes eventos.
Por Redação ObaOba
Atualizado em 24 Abr 2014.