Guia da Semana

Um dos modelos de flyer
Foto: baladaboa.org

O Baladaboa é um projeto inédito no Brasil que tem como objetivo reduzir os danos no uso de ecstasy. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a iniciativa não encoraja nem promove o consumo da droga. Pelo contrário, a campanha utiliza uma linguagem direta e sem hipocrisia para passar sua mensagem de forma eficiente.

A partir de questionários respondidos por usuários, Stella Almeida, responsável pelo projeto, mapeou os principais perigos e definiu a segunda etapa, chamada de intervenção: "Depois de identificados os riscos, nós elaboramos flyers que são distribuídos na noite", conta Stella. A primeira intervenção foi realizada no dia 8 de março.

Outro modelo de flyer
Foto: baladaboa.org
São oito tipos de flyer com recomendações para que o uso de ecstasy seja feito com menores perigos. A intenção é que os baladeiros colecionem os cartõezinhos. Cada um traz um tema: composição dos comprimidos, efeitos e fatores agravantes, combinação com outras drogas, comportamentos de risco sob o efeito do ecstasy (sexo sem camisinha), decorrências do uso (dependência e tolerância), problemas neuropsicológicos de curto e médio prazo (depressão e pânico), de longo prazo (alterações de sono, atenção, memória e ansiedade) e mitos. Também há pesquisadores que abordam as pessoas na balada: "A intervenção é feita sempre aos finais de semana", diz Stella.

Todas as informações são baseadas em dados científicos e não em ideologias morais ou políticas. "É uma hipocrisia e uma utopia achar que as pessoas não usam drogas. A alteração de consciência é uma busca humana", diz Stella. Reconhecer isso aumenta as chances de sucesso do projeto. "Somente de posse de informações fidedignas, usuários de ecstasy poderão assumir com responsabilidade as conseqüências de suas escolhas pessoais", diz a apresentação do projeto no site.

Na página, há um questionário de avaliação, a partir do qual será definida a próxima etapa: "Depois de analisar as críticas e sugestões, nós definiremos o passo seguinte, que pode ser o lançamento de outro produto, talvez", explica Stella.

Usuário ou não, vale a pena conhecer:
www.baladaboa.org

Atualizado em 1 Dez 2011.