O estádio do Maracanã encontra-se num conglomerado de bairros chamado de Grande Tijuca, que engloba Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí e Praça da Bandeira.
+ Saiba tudo sobre a Copa das Confederações no Guia da Semana
+ Saiba tudo sobre a Copa das Confederações no Guia da Semana
A região tem ótimos bares e restaurantes frequentados por torcedores. Que tal visitar um deles entre os jogos da Copa das Confederações?
Confira nossa seleção:
Vencedor de vários prêmios de crítica, o Aconchego Carioca é famoso pelo bolinho de feijoada, criação de Kátia Barbosa, e pratos surpreendentes como a costelinha ao molho de goiabada. Para a sobremesa, pudim de cachaça é uma ótima pedida. A casa também conta com uma carta de cervejas variadíssima, cerca de 250 rótulos.
Nos dias de jogos, os torcedores lotam o bar em busca de chope gelado e petiscos fartos. Destaque para a batata gratinada com calabresa, que leva o nome da casa, e o mistão à buxixo, que junta carne de sol, calabresa, filé de frango, farofa e batata frita. Na parte de cima, há pista de dança que recebe DJs e shows de ritmos variados.
A especialidade da casa é o croquete, nas mais variadas versões, como carne-seca com provolone, salmão com cream cheese, tomate seco e manjericão, sonho de valsa com sorvete e chocolate com morango. Para acompanhar, cervejas nacionais e importadas. Além da matriz no Grajaú, há uma unidade no bairro do Maracanã.
Frequentado por sambistas, jogadores de futebol e boêmios, o bar mais famoso de Vila Isabel conta com um cardápio variado de frutos do mar e petiscos. Aos sábados, o destaque fica por conta da feijoada, do chope gelado e das rodas de samba.
Comandado pelo sushiman Eduardo Nakahara, o restaurante oferece uma grande variedade de sushis, sashimis, carnes e frutos do mar, entre pratos tradicionais e criações do chef. Destaque para o katsu roll (salmão, nira, camarão e cream-cheese, empanado à milanesa) e o special roll (camarão, salmão, atum, peixe branco, masago e hortelã, envoltos em fina capa de cenoura).
Com duas unidades na Tijuca, o restaurante de Ottmar Grunewald conta com grelhados, carnes defumadas e especialidades alemãs. Para a sobremesa, apfelstrudel com sorvete de creme e chantili. A casa tem adega climatizada com mais de 130 rótulos e realiza diversos festivais gastronômicos ao longo do ano.
Especializado em frutos do mar, tem entradinhas saborosas como a casquinha de siri e a patinha de caranguejo. Os pratos principais, como o risoto de camarão e o bacalhau à zé do pipo, são fartos e servem várias pessoas. Com mais de meio século, o restaurante tem sete unidades espalhadas pelo Rio.
Bolinho de feijoada do Aconchego Carioca (Reprodução / Facebook)
Carne de caça no Otto (Reprodução / Facebook)
Por Gisele Navarro
Atualizado em 3 Jun 2013.