Foto: Thinkstok
Foi dada a largada! Após uma rápida olhada no cardápio, escolhido o drinque: é hora de bebemorar! Nada melhor que uma gelada para dar uma quebrada no meio da agitada semana de trabalho ou esquentar ainda mais o final de semana.
Prontas para caírem na noite, muitas pessoas preferem tomar uma birita antes de entrarem na balada, o que resulta no famoso 'esquenta'. Alguns aderem a prática para entrarem na festa já 'alegres' e deixarem a timidez de lado. Outros preferem optar por comprar seus "bons drink" fora do estabelecimento, para economizar, já que muitas casas cobram um valor diferenciado, comparado aos preços de supermercados e conveniências.
Independentemente da vontade e objetivo dos festeiros de plantão, opções não faltam para curtir antes de cair na pista. Preparamos uma lista de bares e points ideais para agitar um esquenta com a galera. Se ligue para não queimar a largada, peça algo para beliscar antes de beber e boa balada.
Veloso
Conhecido pelo cardápio dedicado aos variados sabores da caipirinha, o bar deixa o cliente à vontade para aproveitar as opções do menu no interior da casa ou, então, saborear as porções e salgados a céu aberto, como as famosas coxinhas, bolinhos de carne e camarão, croquetes, os sanduíches e pratos prontos. Chegue cedo, pois a casa lota.
Pé de Manga
As três mangueiras centenárias que ocupam o espaço deram nome ao bar. Com extensa área ao ar livre, permeada por jardins e por um lago com queda d´água. A casa não abre mão do chope gelado, além de caipirinhas, sucos, refrigerantes e uma seleta carta de vinhos. Para petiscar, o bolinho de risoto de queijo e ervas, o mini acarajé, o bolinho de bacalhau e o pastel de camarão, espinafre e alho-poró são boas pedidas.
Melograno
Oferece um clima aconchegante para promover aquele esquenta especial com os amigos. A carta de cervejas, com mais de 120 rótulos e dividida por estilos, oferece opções para serem harmonizadas com pratos que, em sua maioria, são feitos no forno a lenha. Entre as opções estão o Crostine de Cogumelos, o Sanduíche Melograno e o Minibolo Cremoso de Chocolate.
Exquisito!
A casa atrai um público moderninho, ávido por uma cerveja ou um chope em suas requisitadas happy hours. Os destaques do cardápio, receitas da Bolívia e do México, são o Chili com Carne e a Salteña Boliviana. Para beber, a estabelecimento oferece ao público o tradicional chope Brahma e também cervejas importadas, como a uruguaia Norteña.
Ibotirama
Para quem for se jogar em alguma festa da badalada Rua Augusta, o bar é uma boa opção. No estilo boteco de rua, o espaço funciona todos os dias e serve cerveja de garrafa. Entre os aperitivos estão frango assado, bolinhos e picanha no réchaud. O público pode optar por sentar nas mesinhas dispostas na calçada ou se acomodar na parte superior coberta da casa.
Boteco da Garrafa
O forte do boteco são as cervejas de garrafa, como a Stella Artois, Norteña, Bohemia e Original. A casa também oferece petiscos como bolinho de arroz com parmesão e croquete de carne e de camarão.
Bar da Ladeira
O diferencial da casa são os pastéis como o de calabresa e geleia de cebola roxa, uma das opções mais exóticas, que acompanham muito bem as cervejas Skol e Original.
Bracarense
A casa foi eleita duas vezes pelo jornal The New York Times como a melhor do Brasil, com um dos seus sucessos: a Cremosa (caipirosca de maracujá e lima-da-pérsia batida).
Cervejaria Devassa
A cerveja artesanal é mais encorpada que a convencional. A casa traz quatro tipos de chope: Índia, Loura, Ruiva e Negra.
Jobi
Além de chope gelado, a casa oferece petiscos como bolinho de bacalhau, rã à dorê com salsinha e carne-seca com farofa.
Chico & Alaíde
O local oferece bolinho de aipim com camarão e catupiry, empadinha de bobó de camarão e o Totivendo, que é uma espécie de escondidinho às avessas.
Faro Dinning Room and Bar
Parte do grupo La Playa, formado por diversos estabelecimentos, o Faro, como é chamado, oferece um happy hour pra festeiro nenhum botar defeito. A casa fica no mesmo complexo que outras casas badaladas da capital e o público pode fazer o esquenta para a noite da Meat, por exemplo, com um som ambiente tocado pelo mesmo DJ da casa noturna.
Anticuario Resto Bar
O bar possui uma decoração composta por peças de antiguidades e possui um ambiente externo, onde é possível tomar cerveja e saborear petiscos. O cardápio traz filés à milanesa, tábua de frios, empanadas al horno (pastéis de forno), sanduíches, beirutes e pizzas. Para beber, há cervejas uruguaias e nacionais, vinhos e uísques importados, além de cafés.
Bar de Esquina
O espaço oferece opções de porções, petiscos, sanduíches, lanches em geral e churrasco. O chope, sempre gelado, é uma das tradições da casa, com decoração simples, e opção até mesmo de locação de churrasqueira aos clientes.
Curityba
O bar usa a decoração para remeter ao clima dos botecos. Com quatro salões internos e uma área externa, os visitantes podem curtir a programação musical que passeia pelo samba e samba-rock, pop nacional e internacional, além de choro e rock, apreciando um chope Brahma gelado acompanhado de petiscos.
Wood's Pub
O happy hour do pub reserva mais de 50 opções entre pratos, saladas, petiscos, lanches e sobremesas e acontece às terças, quartas e domingos, até as 20h, com promoção de desconto em porções e double de algumas bebidas, como chope e as caipirinhas de diferentes sabores.
Guffo
A casa traz a Curitiba vários tipos de cachaças, vodcas e cervejas em garrafa, como a Bohemia Weiss e a Norteña. Para comer, o cardápio oferece sanduíches, porções, saladas, batatas suíças e hambúrgueres. O happy hour, que acontece até as 20h30, oferece double drink de chope Brahma e caipirinhas de sabores variados.
Bar do Caixote
Inaugurado em 1993, acomoda os clientes, em caixotes de madeira vazios, atração da casa até hoje. As especialidades do boteco são os espetinhos de carnes selecionadas, porções, como a de medalhão de frango com molho de abacaxi e picanha argentina a palito com batata frita. Os petiscos podem ser acompanhados de cerveja de garrafa, bem gelada.
Bolão
Ideal para curtir o antes ou o pós-balada, o Bar do Rocha, mais conhecido como Bolão, ficou famoso por saciar a fome dos belo-horizontinos e ficar aberto até altas horas. A casa existe desde 1961 e oferece pratos como o Rochedão (arroz, feijão, ovo e uma carne à escolha) e o Mexidão (arroz, feijão, cebola, lingüiça com fritas, espaguete e couve). Localizada em três endereços, é frequentada por todos os tipos de público, inclusive por personalidades como Skank e Sepultura.
Braca Botequim
Inspirado no Bracarense, um dos ícones da noite carioca, presta uma homenagem à Cidade Maravilhosa. Com estilo butequeiro, com mesas na calçada, o local conta com um cardápio com chopes, destilados, drinques, petiscos e salgados variados. O destaque da casa é o Bolinho de Picanha, uma porção de bolinhos recheados com queijo canastra e cobertura de molho barbecue.
Atualizado em 16 Set 2011.