Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira...
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira.
O trecho da música da banda Planta e Raiz (Com Certeza) resume a experiência de quem sai da vida estressante das metrópoles para se aventurar em trilhas de paisagens naturais, céu azul e ar puro. A recompensa chega no final da caminhada, com quedas d´águas revigorantes e cristalinas, provocando um relaxamento absoluto, que nenhum shiatsu pode trazer.
´´Um passeio à cachoeira oferece aventura, adrenalina e paz interior. Gostava de roteiros assim desde a minha adolescência e, quando casei, comecei a viajar todos os finais de semana fazendo trilhas em busca dessas paisagens´´, declara Luciana Rezende que, ao lado do marido Marco Carminatti, é autora do site e livro Guia de Cachoeiras. No seu portfólio, ela carrega visitas a mais de 400 cachoeiras pelo Brasil.
O público que frequenta esses locais é do mais diverso, de 0 a 90 anos. Com inúmeras nascentes e quedas d´água, o cenário do país é vasto e muitas agências se aproveitam disso para oferecer além do banho a prática de atividades radicais, como: boia cross, rafting, canoagem, canyoning, cascading (rapel em cachoeira), arvorismo, entre outros.
10 mandamentos para curtir uma cachoeira sem preocupação |
- As crianças devem ficar acompanhadas dos pais; - Sempre deixar alguém da família avisado do local onde estará; - Nunca mergulhe sem antes verificar qual a profundidade do poço; - Para atravessar rios com corredeiras, o auxílio da corda é sempre bem-vindo; - Em roteiros de longa duração e grau de dificuldade maior, recorra a um guia turístico da região; - Em grupos com idosos, evite caminhadas longas e procure atrativos em que se possa chegar de carro; - Não use tênis, prefira os pés descalços ou apenas com meias. As meias grossas seguram melhor os pés nas rochas; - Cuidado com as pedras escorregadias, principalmente as que contenham limo, pois quando molhadas viram um sabão; - Em trechos mais sinuosos e de pedras, a melhor forma de andar é de quatro - como macacos -, evitando, assim, tombos maiores; - Em passeios dessa natureza, não deixe de levar: documentos, repelente, protetor solar, água, toalha pequena, roupa de banho e máquina fotográfica; |
Com ajuda de Luciana Rezende, o Guia da Semana selecionou um roteiro diversificado, com uma seleção das dez lugares para encontrar as mais belas cachoeiras do Brasil. Faça sua mochila, leve a máquina para registrar os melhores momentos e deixe a água levar todas as preocupações da sua vida.
1. Cachoeira dos Pretos - Joanópolis - SP
Encravada nas montanhas da Serra da Mantiqueira e na divisa com Minas Gerais (Monte Verde), a Cachoeira dos Pretos é uma ótima opção para quem procura a atração próxima a São Paulo. Uma das maiores do Estado, a cachoeira tem como principal atrativo a queda d´água de 154 metros, com diversos poços que o turista pode se banhar. Localizado a 18 quilômetros do centro de Joanópolis - seis de asfalto e 12 de estrada de terra -, o local conta com estacionamento e Parque de Aventuras, que dispõem de atividades como arvorismo, boia-cross, trilhas, entre outros.
2. Recanto das Cachoeiras - Brotas -SP
Situado a 242 quilômetros de São Paulo, o município de Brotas aproveitou o potencial hidrográfico do Rio Jacaré Pepira para se transformar na capital paulista dos esportes radicais. Com relevo acidentado, as quedas d´águas permitem aos turistas a prática de diversos esportes de aventura, como rafting, canoagem e rapel. Um dos cartões postais da cidade do cantor Daniel é o Recanto das Cachoeiras, um sítio a 15 quilômetros de Brotas que abriga as cachoeiras das Meninas, Santo Antônio e Roseira, com queda de aproximadamente 55 metros. O sítio também oferece cavalgadas diurnas, noturnas - em noites de lua cheia - e a combinação de arvorismo, tirolesa e rapel (Arvomix).
Cânion da Cachoeira da Fumaça (Foto: Cia Eco/ divulgação)
3. Queda de Meu Deus - Eldorado - SP
Na região do Vale do Ribeira, o ponto é o principal atrativo da Trilha do Vale das Ostras, cujo acesso mais curto é uma caminhada de dificuldade média (um hora). O roteiro completo necessita a contratação de um instrutor e passa por 11 quedas d´água até chegar ao ponto culminante, a Queda de Meu Deus - com 53 metros de altura. A trilha oferece ao visitante o contato direto com a natureza e a possibilidade de mergulhar e nadar em diversos locais do Rio Ribeirão das Ostras.
4. Cataratas Foz Iguaçu - PR
Tombadas pela Unesco como patrimônio Mundial da Humanidade, as Cataratas Foz Iguaçu estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu e recebeu 1,1 milhão de visitantes em 2009. Dependendo da vazão do Rio, o número de quedas d´água varia de 150 a 300, com até 82 metros de altura. No parque, o turista pode sobrevoar as cataratas de helicóptero ou desenvolver diversas atividades de ecoturismo, como rapel, arvorismo, escalada, rafting e trilhas ecológicas. Além disso, o passeio Macuco Safári leva o visitante a percorrer uma trilha de três quilômetros em um jipe até a plataforma do Rio Iguaçu, seguindo em um barco que chega a apenas cinco metros das Cataratas e vai rumo à Garganta do Diabo.
5. Salto São Francisco - Prudentópolis - PR
Situada em Prudentópolis - município conhecido como terra das cachoeiras gigantes - Salto São Francisco possui 196 metros de altura e é uma das quedas mais altas do sul do país. Com pouca estrutura de turismo, o lugar atrai os visitantes que buscam grandes aventuras radicais na prática de rapel. Os roteiros molhados são percorridos na mata verde e pouco explorada. Pelo caminho, cânions e pequenos animais silvestres fazem parte das belezas da região. Da cidade até o alto da cachoeira são 55 quilômetros de estrada de terra feita a carro. A caminhada restante leva dez minutos.
6. Bueno Brandão - MG
No circuito das águas e próximo às cidades de Serra Negra, Águas de Lindóia e Socorro, o município mineiro de apenas 11 mil habitantes é considerado pelos moradores como a capital das cachoeiras. Não é para menos: Bueno Brandão possui 33 quedas d´água catalogadas em seu território, as principais com acesso partindo do centro. O turismo de aventura vem crescendo na região com o aumento de agências que oferecem pacotes de esportes radicais, como descidas de rapel e tirolesa. Ainda assim, as pousadas simples e aconchegantes são boas opções para descansar com a família e manter o contato com a natureza.
7. Cachoeira Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro - MG
Terceira maior do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro está situada no coração do Parque Municipal do Ribeirão do Campo e oferece aos visitantes 273 metros de queda livre formada a partir de um monumental paredão. Com tonalidade de caramelo, a água desce a serra em forma de coluna, formando um grande poço ladeado por imensos blocos de pedras. Para chegar ao local é preciso caminhar por cerca de uma hora, andando boa parte pelo leito do rio - o que dificulta na época das chuvas. Para chegar à parte de cima, a caminhada é mais demorada, e o trecho, íngreme. Por dia, somente 150 pessoas podem entrar no parque e recomenda-se aos turistas o acompanhamento de guias locais.
Salão de Pedras de Conceição Mato Dentro. Cachoeira Tabuleiro (Foto: Sérgio Mourão)
8. Cachoeira Engenheiro Reeve ou Cachoeira da Matilde - Alfredo Chaves - ES
Uma das belezas naturais mais conhecidas de Matilde, comunidade localizada no interior do município de Alfredo Chaves, a Cachoeira Engenho Reeve possui 70 metros de queda d´água. A trilha de 300 metros no meio da mata está sendo urbanizada pela prefeitura com o corte mínimo possível de árvores para a passagem e oferecendo condições de acesso para pessoas de todas as idades. Além disso, o mirante proporciona aos turistas observar a cachoeira e o Vale de Santa Madalena. Como não há estrutura de pousadas ou restaurantes por perto, a indicação é para levar lanche e sacos de lixos.
9. Cascata Rio Mimoso - Bonito - MS
Na região sudoeste do Mato Grosso do Sul, Bonito atrai milhares de pessoas por seu cenário paradisíaco e esportes de aventura. As cachoeiras também se destacam na região, principalmente a Cascata do Rio Mimoso, com sete banhos diferentes. Oferecido pela Estância Mimosa Ecoturismo, o passeio se inicia com uma trilha interpretativa pela mata ciliar do rio, passando por oito cachoeiras de tamanhos e formas variadas, com bons locais para banho em piscinas naturais, pequenas grutas e mirantes com vista para os morros da Serra da Bodoquena. O trecho de barco a remo e a plataforma de salto com seis metros de altura transformam o passeio em uma aventura inesquecível para qualquer idade.
10. Cachoeira da Fumaça - BA
No Vale do Capão, dentro da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça possui 380 metros de altura, sendo a segunda maior do Brasil. Na queda, o vento espalha as águas de sua queda ao mesmo tempo em que as leva para cima, formando assim uma cortina de gotas com a aparência de fumaça. Para chegar até lá, o grau de dificuldade é alto, com uma trilha de quatro dias e três noites em meio à mata densa com direito a trekking. O visitante é presenteado com a vista panorâmica de todo o vale. O turista também pode conhecer a cachoeira por cima, passando por 18 km em estrada de terra (mais ou menos duas horas de carro), até a Vila do Caeté-Açu, e mais 7 km (duas horas e meia) a pé. Uma caminhada fácil, mas que deve ser feita com a presença de um guia.
Colaboração:
Luciana Rezende
www.guiadecachoeiras.com.br
Agências de Turismo
Cia Eco
www.ciaeco.tur.br
Ygarapé Tour
www.ygarape.com.br
Atualizado em 13 Set 2011.