Casar na praia é o sonho de muitas noivinhas e noivinhos ao redor do mundo. A cerimônia, que foge do tradicional, é uma oportunidade de celebrar o amor em um lugar diferente. Sem falar que nesse tipo de casamento, a festa tende a ser mais intimista e pessoal, já que muitos detalhes são moldados de acordo com o gosto do casal.
Para quem quer inspirações ou até mesmo quem quer planejar um casamento na praia, o Guia da Semana te dá dicas para realizar a cerimônia dos sonhos!
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
O LOCAL
Para planejar um casamento na praia, o local escolhido é um dos principais itens. Afinal, o espaço precisa suportar toda a infraestrutura necessária, como recepção, local da cerimônia e até mesmo onde os convidados ficarão após a festa. Por isso, o mais indicado é alugar um espaço em um hotel pé na areia: eles geralmente possuem todo o esquema para montar casamentos e você não tem que se preocupar com hospedagens e locomoção. A melhor parte é que essa tática previne muita dor de cabeça, além de ser um caminho mais fácil para realizar a tão sonhada cerimônia.
A DECORAÇÃO
Assim como no casamento boho, o casamento na praia exige um clima mais informal e uma pegada mais ligada à natureza. Ao contrário do casamento feito em igrejas e salões, as cerimônias costumam começar quando ainda está dia - ou seja, vale apostar no floral e cores leves que casam perfeitamente com o clima praiano. Use e abuse de flores, itens ligados à natureza e tudo o que remeter ao mar.
OS DETALHES
Os detalhes da festa fazem toda a diferença, já que complementam a decoração principal. A melhor parte é que muitas coisas podem ser feita artesanalmente, isto é, dá para baratear o orçamento com itens reutilizáveis, como vasinhos de mesa feitos de garrafas de vidro. Para inspirações, veja nossa matéria de DIY clicando AQUI.
CONVITE
O convite de um casamento na praia pode ser mais despojado, deixando transparecer a ideia central da festa – dando uma "pitadinha" do que os convidados podem esperar do grande dia. Por exemplo, se o clima for mais rústico, o convite pode ter elementos mais simples. Já se a cerimônia pede um pouco mais de proximidade com os noivos, um convite bem inusitado pode ser uma boa pedida.
DRESS CODE
Ao casar na praia, aquelas regras de dress code ficam de lado, sendo tudo moldado a gosto e vontade do casal. As noivas podem optar por vestidos mais leves e fluidos – renda, tecidos transparentes e um ar romântico são bem-vindos nesse quesito. Já os noivos podem optar por cores mais claras no terno ou até mesmo usar o combo ‘bermuda e camisa’, deixando tudo ainda mais descontraído. O principal – e essencial – é combinar com o objetivo central do casamento.
DIFERENCIAIS
Se todo casamento fosse igual, a festa mais amada por todos não teria graça nenhuma, certo? Por isso existem os diferenciais, que são basicamente mimos para os convidados, que mostram a preocupação dos noivos com o bem-estar de quem foi curtir a festa. Se o local escolhido é muito quente, que tal disponibilizar alguns leques? Já se for muito frio, algumas pashminas são ótimas opções. Lugares para guardar os sapatos, chinelos personalizados e repelentes são alguns exemplos de mimos bacanas.
Quer mais dicas de casamento? Então confira nossas matérias:
+ Casamento econômico: 9 dicas de decoração "faça você mesmo" para fugir do tradicional
+ Casamento Boho-Chic é tendência: veja inspirações de decoração a vestido de noiva
+ Vestido de noiva cropped é tendência; veja 5 looks para se inspirar
Por Juliana Sartori
Atualizado em 10 Set 2018.