Você já ouviu falar em lettering? Quem é fã de decoração e redes sociais como Pinterest e Instagram provavelmente já percebeu que a técnica se tornou queridinha de muita gente. A prática é basicamente a arte de desenhar letras, o que pode parecer simples, mas exige muita criatividade e talento.
Apesar de muita gente já ter um talento natural para fazer lettering, qualquer um é capaz de se tornar um especialista nesses desenhos tão delicados, basta muita dedicação e treino. Mas o importante mesmo é que a técnica tem atraído muita gente por ser um meio de encontrar relaxamento e um escape para soltar a criatividade.
Curtiu a ideia e quer colocar a mão na massa? Então confira 5 dicas para começar a fazer lettering!
1) Invista em um material criativo
Uma das delícias de fazer lettering é se sentir de volta aos tempos de escola e se deliciar na papelaria. Canetinha, papel, caderno, pincel, tinta aquarela, lápis de cor, glitter, lápis, régua... Esses itens são essenciais para deixar sua arte mais dinâmica e cheia de detalhes. Para quem quiser apenas treinar no início para depois se dedicar às cores, pode começar comprando apenas um bom lápis grafite e papel sulfite para esboçar. Quando suas habilidades estiverem aprimoradas, aí você pode comprar outros materiais para colorir e soltar a criatividade. Uma dica é que as canetas e canetinhas de ponta fina dão um resultado mais bem acabado ao seu trabalho.
Fotos: @marinaviabon | @marinaviabon
2) Treinar diferentes tipografias
Você pode até criar uma tipografia da sua cabeça, mas muito provavelmente vai ser algo bem difícil. Quem começa a fazer lettering acaba copiando fontes que já existem, já que há incontáveis formas e tipos de letras por aí. Para se inspirar, você pode entrar em algum dos inúmeros sites disponíveis de tipografia (como o DaFont) e escolher um tipo de sua preferência. Depois é só treinar e tentar reproduzi-la a olho ou com a ajuda de uma régua. Com o tempo e muito treino, você vai acabar decorando diferentes tipos de letras e passar a fazer sem a ajuda de um exemplo.
Fotos: Pinterest 1 | Pinterest 2
3) Treine outros elementos para ilustrar
Além das frases e tipologia, uma característica do lettering são as formas e desenhos que foram a decoração da arte. Plantas, estrelas, flores, tribais e outros elementos abstratos fazem toda a diferença no resultado final. Por isso, treine alguns tipos de desenhos para deixar seus desenhos mais completos. Você pode até acabar encontrando um padrão de desenho que pode se tornar sua marca registrada.
Fotos: @byalinealbino | @tiposdanatty
4) Fuja do certinho
Outra dica que faz toda a diferença no resultado final é que: quanto menos certinho, melhor! Numa mesma arte você pode usar diferentes tipologias, tamanhos de letras, elementos, cores, padrões... Isso vai deixar seu desenho muito mais dinâmico e criativo. Se você usar a mesma letra e tamanho no desenho todo, ele vai ficar mais apagadinho.
Fotos: @tiposdanatty | @byalinealbino
5) Planeje-se
Quem faz lettering normalmente busca relaxamento e diversão, e por isso acaba iniciando seu desenho com uma inspiração súbita. Porém, apesar de ser gostoso iniciar um desenho sem qualquer planejamento, aqueles desenhos planejados podem ter resultados mais interessantes. E é por isso que quem faz lettering costuma praticar antecipadamente formatos para seus desenhos. Afinal, em vez de fazer uma frase espalhada pelo papel, você pode optar por delimitar a frase num círculo, por exemplo, o que deixa o resultado bem bonito. E não só por isso, mas também é bom ter noção do espaço que você tem disponível para escrever. Com treino e planejamento você não corre o risco de acabar com mais ou menos espaço do que esperava. Com o tempo você vai acabar tendo essa noção automaticamente!
Fotos: @marinaviabone | @byalinealbino
Atualizado em 6 Abr 2020.