Quando bate aquela enxaqueca, cólica ou até mesmo indigestão, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é buscar um remédio para aliviar as dores. Entretanto, para muitos desses incômodos, a solução pode ser ainda mais prática e fácil: ervas medicinais.
Muitas das plantinhas que usamos para decorar ambientes (cultivadas em vasinhos ou jardins) contam com propriedades medicinais que ajudam (e muito) na nossa saúde e bem-estar. Segundo a nutricionista do Mundo Verde, Thais Souza, a medicação fitoterápica tende a ter um maior custo benefício em relação aos medicamentos tradicionais já que é mais econômica. Mas ela ainda ressalta que as ervas não podem substituir os medicamentos sem a orientação do médico responsável. Ou seja, converse com seu médico antes de fazer uso de qualquer planta!
O Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Thais Souza, reuniu 5 espécies de plantas que ajudam na saúde e bem-estar. Confira:
Hortelã
A Hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Ingerida ou apenas inalada, a planta proporciona muitos benefícios.
Para que é indicado: auxilia no processo digestivo e reduz a flatulência
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá ou como tempero (sucos ou alimentos)
Alecrim
O Alecrim é considerado um excelente fitoterápico por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.
Para que é indicado: diminui as dores de cólica
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá ou como tempero (sucos ou alimentos)
Boldo
Embora tenha sido tradicionalmente utilizado para reduzir os sinais de ressaca, além de desconforto digestivo, o Boldo é uma planta adaptável que proporciona benefícios para o fígado e vesícula biliar, bem como o sistema imunológico.
Para que é indicado: possui ação digestiva, auxilia na redução da acidez estomacal
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá
Camomila
A Camomila é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar desconfortos. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais.
Para que é indicado: possui propriedades calmantes, melhora a motilidade e secreção gástrica, evita cólicas
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá
Capim Limão
O Capim-limão é uma planta medicinal que leva diversos nomes como, por exemplo, capim-santo e capim-cidreira. Estas substâncias são capazes de agir como febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmante, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.
Para que é indicado: possui ação calmante e ajuda a induzir o sono
Como ingerir: infusão das folhas, formando um chá
Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Confira essas matérias:
+ Saiba onde tomar chá em São Paulo
Por Juliana Sartori
Atualizado em 6 Ago 2018.