Um herói invencível, um vilão inabalável e uma longa jornada entre um e outro. As grandes aventuras do cinema, como na literatura, conseguem levar o espectador a mundos mágicos e ensinar grandes lições de vida, com personagens que ficarão para sempre na memória.
Confira 10 filmes de aventura que vão fazer você (voltar a) se apaixonar por cinema:
O Mágico de Oz (1939)
Seja acompanhado pelo CD “Dark Side of The Moon”, do Pink Floyd, seja com a trilha sonora original, o fato é que “O Mágico de Oz” é um clássico. De um dia para o outro, Dorothy é levada por um tornado para o mundo mágico de Oz e parte numa busca por um mago capaz de levá-la de volta. No caminho, ela conhece o Homem de Lata, o Leão, o Espantalho e uma bruxa que vão lhe ensinar importantes lições de vida.
Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Spielberg é o mestre da aventura e Indiana Jones é seu herói mais icônico. Interpretado por Harrison Ford, Indiana usa aquele chapéu inseparável, explora cavernas e desmascara organizações secretas – contra nazistas, radicais religiosos e até antigos povos alienígenas. Para melhorar, seu pai é uma figura e seu apelido veio do nome de um cachorro. Como não amar?
A História Sem Fim (1984)
O que seria da sua infância sem “A História Sem Fim”? A adaptação do livro de Michael Ende emocionou uma geração inteira de crianças com a história do garoto que, fugindo do bullying dos colegas, se refugia num livro, onde descobre ser o único capaz de salvar um mundo inteiro de fantasia.
Os Goonies (1985)
Um grupo de crianças que se unem para procurar um tesouro de piratas é provavelmente a melhor definição de “aventura” que poderia existir. Some a isso uma criatura assustadora, mas bondosa, uma história original escrita por Steven Spielberg e um roteiro de Chris Columbus e você tem um clássico infantil nas mãos.
Jumanji (1995)
Algumas aventuras são simplesmente intensas demais. Em “Jumanji”, um menino fica preso dentro de um jogo mágico por 26 anos, até que outras crianças consigam encarar o tabuleiro até o final e encerrar a partida, libertando leões, aranhas e tsunamis no processo.
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)
Antes de “Piratas do Caribe” se transformar numa franquia repetitiva, seu primeiro filme foi uma grande e divertida aventura. Orlando Bloom era um ferreiro apaixonado, Keira Knightley era nobre rebelde e Johnny Depp era o mais autêntico dos Jack Sparrows: louco e talentoso. Vale lembrar que o filme foi inspirado por um brinquedo num dos parques da Disney.
As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005)
Baseado no livro de C.S. Lewis, o filme narra a aventura de quatro irmãos numa terra fantástica, onde carregam o destino de salvar o mundo do controle de uma feiticeira totalitária. O curioso de Nárnia são as criaturas mitológicas, o cenário invernal e o simbolismo (para muitos, religioso) dos seus personagens.
A Invenção de Hugo Cabret (2011)
“Hugo Cabret” não é apenas uma aventura, mas uma homenagem ao cinema. Pense numa Paris dos anos 30, num órfão que vive na torre do relógio, num inventor de robôs e num George Méliès desiludido com a própria arte. Tudo isso fica ainda mais encantador sob a fotografia de Robert Richardson, a direção de Martin Scorsese e as atuações de Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz e Ben Kingsley.
A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)
Na brilhante aventura dirigida e protagonizada por Ben Stiller, um sonhador incurável vê seu emprego ser colocado em risco quando o negativo da foto da última capa da revista em que ele trabalha – que deixará de circular na versão impressa – desaparece dos arquivos. Misturando realidade e imaginação, ele viaja aos lugares mais distantes e perigosos atrás do fotógrafo, encontrando a coragem para assumir as rédeas da própria vida.
Guardiões da Galáxia (2014)
Peter Quill é um verdadeiro cowboy do espaço, ao mesmo tempo justiceiro e anti-herói. Na aventura intergaláctica da Marvel, ele se une a um grupo de bandidos para proteger um objeto misterioso das mãos de vilões mais ambiciosos, que querem usá-lo para destruir planetas inteiros. Como toda grande aventura, “Guardiões” conta com criaturas fantásticas únicas, incluindo um guaxinim e uma árvore (quase) falante.
Por Juliana Varella
Atualizado em 16 Ago 2015.