2015 chega ao seu último mês com uma seleção arrasadora de filmes, como se estivesse deixando o melhor para o final. Neste mês, estreiam grandes aventuras, dramas que prometem despedaçar corações, belas histórias de superação, thrillers arrepiantes e, é claro, a space opera mais aguardada dos últimos dez anos. Confira as principais estreias do mês:
No coração do mar
No inverno de 1820, o barco baleeiro de New England (EUA) Essex foi atacado por algo em que ninguém podia acreditar: uma baleia de imenso tamanho e determinação, e um sentido de vingança quase humano. O desastre marítimo que ocorreu na vida real inspiraria Herman Melville a escrever Moby-Dick.
Previsão de estreia: 3 de dezembro
À beira mar
Escrito e dirigido por Angelina Jolie, o filme traz assuntos como amor, confiança, mágoas e novas experiências para a tela do cinema. Com fotografia que remete às décadas de 60 e 70, o longa conta a história de um escritor americano e sua esposa, que vivem uma crise no casamento. Ao viajarem para um pitoresco resort na França, o convívio com novos amigos e moradores locais faz com que tentem chegar a um acordo para seus problemas, até então sem solução. Leia a crítica do filme.
Previsão de estreia: 3 de dezembro
Califórnia
O ano é 1984. Estela (Clara Gallo) vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos (Caio Blat) é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.
Previsão de estreia: 3 de dezembro
Tudo que aprendemos juntos
“Tudo que Aprendemos Juntos” conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música na comunidade de Heliópolis depois da tentativa fracassada de integrar a Osesp. O ponto de partida do roteiro é a peça ‘Acorda Brasil’, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli e a criação da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Leia a crítica do filme.
Previsão de estreia: 3 de dezembro
Pegando fogo
Adam Jones é um chef fora do mercado, que vive em Londres abrindo ostras em um pequeno restaurante local. Jones causou muita dor aos ex-parceiros do restaurante no qual trabalhava em Paris – com duas estrelas Michelin. Tentando se recuperar de vários vícios, ele vai a Londres procurar seu mâitre, Tony, para tentar convencê-lo a retomar a antiga parceria. No caminho, Jones vai encontrando antigos desafetos, talentos promissores e velhos amigos e inimigos, na busca por sua terceira estrela Michelin.
Previsão de estreia: 10 de dezembro
Krampus
Dirigido e roteirizado por Michael Dougherty (de “Conto de Dia das Bruxas”), o longa traz elementos de terror, fantasia e comédia e conta a história de Krampus – uma figura mitológica nórdica que acompanha Papai Noel, só que seu trabalho é punir as crianças más. No longa, Max (Emjay Anthony) é um garoto que fica desapontado com as festas de fim de ano por conta dos conflitos que acontecem em sua família. Contudo, ele não sabe que ao virar as costas para o Natal acabou provocando a ira de Krampus.
Previsão de estreia: 10 de dezembro
Star Wars: Episódio VII - O despertar da Força
Passado trinta anos após os eventos de “O Retorno de Jedi”, “O Despertar da Força” marca o início da nova trilogia da saga Star Wars, agora sob comando da Walt Disney. Detalhes do enredo não foram revelados.
Previsão de estreia: 17 de dezembro
Presságios de um crime
Primeiro longa internacional do diretor brasileiro Afonso Poyart (“2 Coelhos”), “Presságios de Um Crime” conta a história de um agente especial do FBI que precisa recorrer à ajuda de um ex-colega, o analista civil Dr. John Clancy (Anthony Hopkins) que tem poderes psíquicos que podem ajudar na investigação.
Previsão de estreia: 24 de dezembro
As sufragistas
O filme se passa na Londres do início do século XX e retrata o crescimento das aparições em público das sufragistas, mulheres que resistiram à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a encarar uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.
Previsão de estreia: 24 de dezembro
Macbeth: Ambição & Guerra
Situada nos campos de batalha e na paisagem medieval da Escócia, a adaptação da peça de Shakespeare traz Michael Fassbender no papel de um homem machucado pela guerra que tenta reconstruir seu relacionamento com a esposa (Marion Cotillard), enquanto ambos lutam com as forças da ambição e do desejo. Avisado de que poderia se tornar o rei da Escócia, o general escocês Macbeth acaba criando um complô para ter o trono para si a qualquer preço.
Previsão de estreia: 31 de dezembro
Por Juliana Varella
Atualizado em 1 Dez 2015.