Está chegando o dia da premiação mais badalada da indústria do cinema. Na noite de 28 de fevereiro, serão entregues as estatuetas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou Oscars, aos filmes que mais se destacaram em 2015, segundo os padrões de Hollywood. Se você ainda não assistiu aos filmes indicados, ainda dá tempo de conferir vários títulos nos cinemas. Confira:
Joy: O Nome do Sucesso
Estreia: 21/jan
Indicações: Melhor Atriz (Jennifer Lawrence)
Sinopse: O filme conta a história real de uma empreendedora que, enfrentando a própria família e o mundo desleal dos negócios, consegue fundar um império comercial a partir de uma invenção para o cotidiano: um esfregão que se torce sozinho.
Cinco Graças
Estreia: 21/jan
Indicações: Melhor Filme Estrangeiro (França/Turquia)
Sinopse: Cinco irmãs voltam da escola brincando com um grupo de garotos. O comportamento acaba gerando um escândalo, que transforma a casa da família progressivamente numa prisão.
Creed – Nascido Para Lutar
Estreia: 14/jan
Indicações: Melhor Ator Coadjuvante (Sylvester Stallone)
Sinopse: Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu seu famoso pai, o campeão mundial peso-pesado Apollo Creed, que morreu antes dele nascer. Ainda assim, é inegável que o boxe está em seu sangue, então, Adonis vai para Philadelphia treinar com o antigo rival e amigo de seu pai, Rocky Balboa.
Steve Jobs
Estreia: 14/jan
Indicações: Melhor Ator (Michael Fassbender); Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet)
Sinopse: O drama “Steve Jobs” se passa nos bastidores da revolução digital e traz um olhar íntimo sobre o fundador da Apple. Dirigido por Danny Boyle, de “Quem Quer Ser um Milionário”, o filme conta com roteiro assinado por Aaron Sorkin e é uma adaptação da biografia best-seller que Walter Isaacson escreveu sobre Jobs.
A Grande Aposta
Estreia: 14/jan
Indicações: Melhor Filme; Melhor Direção (Danny Boyle); Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale); Melhor Roteiro Adaptado (Charles Randolph e Adam McKay); Melhor Montagem (Hank Corwin)
Sinopse: "A Grande Aposta" conta a trajetória de quatro gestores do mercado financeiro que perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Seus ousados investimentos os levam para o lado sombrio do sistema bancário moderno onde devem questionar tudo e a todos.
Carol
Estreia: 14/jan
Indicações: Melhor Atriz (Cate Blanchett); Melhor Atriz Coadjuvante (Rooney Mara); Melhor Roteiro Adaptado (Phyllis Nagy); Melhor Fotografia (Edward Lachman); Melhor Figurino (Sandy Powell); Melhor Trilha Sonora Original (Carter Burwell)
Sinopse: Nova York, início da década de 1950, Therese Belivet (Rooney Mara), está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado. Quando o envolvimento delas vem à tona, o marido de Carol decide tornar o processo de divórcio ainda mais difícil.
Os Oito Odiados
Estreia: 7/jan
Indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Jason Leigh); Melhor Fotografia (Robert Richardson); Melhor Trilha Sonora Original (Ennio Morricone)
Sinopse: No novo filme de Quentin Tarantino, uma diligência desloca-se a toda velocidade pela paisagem invernal do Wyoming. Os passageiros - o caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russell) e a fugitiva Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) - estão a caminho da prisão de Red Rock onde Ruth, conhecido na região por O Carrasco, levará Domergue para a justiça. Os dois, porém, são pegos por uma nevasca e precisam se abrigar num galpão, junto com um grupo suspeito de homens.
Spotlight
Estreia: 7/jan
Indicações: Melhor Filme; Melhor Direção (Tom McCarthy); Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo); Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel McAdams); Melhor Roteiro Original (Josh Singer e Tom McCarthy); Melhor Montagem (Tom McArdle)
Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que investiga o envolvimento da Igreja Católica no abafamento de diversos casos de abuso de menores por padres da região. Durante anos, líderes religiosos ocultaram a verdade transferindo os molestadores, ao invés de puni-los.
Star Wars: O Despertar da Força
Estreia: 17/dez
Indicações: Melhor Montagem (Maryann Brandon e Mary Jo Markley); Melhor Trilha Sonora Original (John Williams); Melhor Mixagem de Som (Andy Nelson, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson); Melhor Edição de Som (Matthew Wood e David Acord) e Melhores Efeitos Visuais (Roger Guyett, Pat Tubach, Neal Scanlan e Chris Corbould)
Sinopse: Três décadas após a derrota do Império Galáctico e a morte de Darth Vader, uma nova ameaça surge, despertando os dois lados da Força. No deserto de Jakku, uma jovem cruza seu caminho com um droide e um stormtrooper em fuga, e acaba tendo seu destino ligado para sempre à guerra entre a Resistência e a Nova Ordem.
Anomalisa
Estreia: 28/01
Indicações: Melhor Animação
Sinopse: "Anomalisa" mostra a história de Michael Stone. Marido, pai e respeitado autor de “Como Posso Ajudá-lo a Ajudá-los?”, Michael é um homem deprimido, solitário e incomodado com a rotina. Durante uma viagem de negócios para Cincinnati, ele se surpreende ao descobrir uma possível escapada de seu desespero: Lisa, uma despretensiosa atendente de telemarketing, que ele suspeita ser o amor de sua vida.
Trumbo: Lista Negra
Estreia: 28/01
Indicações: Melhor Ator (Bryan Cranston)
Sinopse: Em 1947, Dalton Trumbo era um dos principais roteiristas de Hollywood quando, juntamente com outros artistas, foi preso e incluído na lista negra do governo por suas crenças políticas. O filme mostra como Dalton conseguiu burlar o sistema e continuar trabalhando, chegando a vencer dois Oscars.
Mad Max: Estrada da Fúria
Reestreia: 28/01 *apenas em cinemas selecionados. Consulte a programação.
Indicações: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Design de Produção; Melhor Figurino; Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Mixagem de Som; Melhor Edição de Som; Melhores Efeitos Visuais
Sinopse: Atormentado por seu passado turbulento, Max acredita que a melhor forma de sobreviver é andar sozinho. Mesmo assim, ele acaba se unindo a um grupo em fuga pelas Terras Desertas, na Máquina de Guerra pilotada pela Imperatriz Furiosa. Elas escaparam da Cidadela controlada pelo tirano Immortan Joe, que agora reúne suas gangues e persegue os rebeldes sem piedade na intensa Guerra de Estrada que se desenrola.
O Menino e O Mundo
Reestreia: 21/01 *apenas em cinemas selecionados. Consulte a programação.
Indicações: Melhor Animação
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino parte em sua busca. Na jornada descobre aos poucos a realidade que o circunda, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado.
O Regresso
Estreia: 4/02
Indicações: Melhor Fotografia; Melhor Figurino; Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de Som; Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy); Melhores Efeitos Visuais; Melhor Montagem; Melhor Design de Produção; Melhor Direção; Melhor Ator (Leonardo DiCaprio); Melhor Filme
Sinopse: Numa expedição pelas florestas norte-americanas selvagens, o explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e abandonado à morte pelos companheiros de sua própria equipe de caçadores. Para sobreviver, Glass resiste ao sofrimento inimaginável, bem como a traição de seu colega John Fitzgerald (Tom Hardy).
Filho de Saul
Estreia: 4/02
Indicações: Melhor Filme Estrangeiro
Sinopse: Saul Ausländer (Géza Röhrig) é um membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus que foram isolados do acampamento e são forçados a ajudar os nazistas no maquinário de extermínio em grande escala. Enquanto trabalha em um dos crematórios, Saul descobre o corpo de um menino que ele identifica como sendo de seu filho. Como o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide realizar uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para recitar o Kadish e oferecer ao menino um enterro apropriado.
Por Juliana Varella
Atualizado em 5 Fev 2016.