Um filme sobre guerra como você nunca viu estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 14 de julho. “Agnus Dei”, co-produção entre França e Polônia, conta a assustadora história de um convento invadido por soldados durante a Segunda Guerra Mundial, e de suas freiras, muitas das quais ficaram grávidas no ataque.
Para acompanhar essa estreia, listamos 10 filmes que também mostram perspectivas diferentes sobre a guerra e fogem do óbvio na hora de mostrar o horror. Confira:
Agnus Dei (2016)
O longa de Anne Fontaine (“Gemma Bovery”) conta a história de uma médica francesa da Cruz Vermelha que, durante uma missão na Polônia, ao final da Segunda Guerra Mundial, encontra um convento habitado por diversas freiras grávidas. Logo, ela descobre que o local foi invadido por soldados alemães e russos e que, além de questionarem a própria fé, essas mulheres não podem assumir seus filhos.
O Filho de Saul (2015)
Em Auschwitz, um prisioneiro judeu coloca em risco sua frágil sobrevivência ao se tornar obcecado pela ideia de enterrar o corpo de um garoto, que diz a todos ser seu filho.
O Jogo da Imitação (2014)
Baseado na história real de Alan Turing, o longa mostra o trabalho de uma equipe de matemáticos americanos durante a Segunda Guerra Mundial, encarregados de decifrarem as mensagens trocadas pelos alemães. O resultado é a criação do primeiro computador.
Caçadores de Obras-Primas (2014)
Baseado livremente em fatos reais, o filme acompanha um grupo de aliados que, ao final da Segunda Guerra Mundial, é enviado à Alemanha para recuperar obras de arte roubadas e escondidas pelo exército nazista. Com George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman e Jean Dujardin.
A Menina que Roubava Livros (2013)
Adaptação do bestseller de mesmo nome, “A Menina que Roubava Livros” conta a história de uma menininha que, por ser filha de comunistas, é colocada aos cuidados de uma família adotiva durante a Segunda Guerra Mundial. Consciente da guerra ao seu redor, mas apegada à sua paixão pela leitura, ela começa a furtar livros proibidos pelo governo nazista, ao mesmo tempo em que esconde um judeu no porão de sua casa.
O Labirinto do Fauno (2006)
Dirigido por Guillermo Del Toro, “O Labirinto do Fauno” é uma metáfora da guerra civil espanhola em forma de fantasia. O filme acompanha uma menina, órfã de pai, que chega para viver com um violento oficial espanhol de quem sua mãe espera um filho. Lá, ela conhece um fauno que lhe dá três desafios mágicos para superar, provando, assim, ser a verdadeira filha do rei.
A Lista de Schindler (1993)
Vencedor de sete Oscars, “A Lista de Schindler” se inspira na história real de Oskar Schindler: um empresário alemão que ajudou a salvar centenas de judeus durante a ocupação nazista na Polônia. Primeiro, ele o faz para preservar sua mão-de-obra e, depois, por perceber os horrores a que essas pessoas estão sendo submetidas
Túmulo dos Vagalumes (1988)
Isao Takahata assina o clássico do estúdio Ghibli, que mostra a jornada de dois irmãos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Rejeitados pela família e sem saber o paradeiro do pai, as duas crianças vagam sob bombardeios e entre escombros na tentativa de sobreviver.
Bom Dia, Vietnã (1987)
Robin Williams interpreta um DJ encarregado da estação de rádio no acampamento americano no Vietnã. Imensamente popular entre os soldados, ele começa a ser visto com desconfiança pelos chefes, situação que se torna ainda mais perigosa quando ele se aproxima da realidade da guerra.
Casablanca (1942)
O clássico de 1942 narra uma história de amor e política numa subversiva casa noturna no Marrocos, que funciona como um território neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, um guerrilheiro tcheco procurado pelos alemães chega com sua esposa buscando uma passagem segura para os Estados Unidos. Ela, porém, é o antigo amor do dono do estabelecimento, que tem a chance de reatar essa paixão e fugir com ela para a América.
Por Juliana Varella
Atualizado em 17 Jul 2016.