É fato que a cinematografia de todo o mundo merece atenção. Porém, se você ainda não conhece a produção canadense, a dica é separar um tempo para assistir alguns filmes imperdíveis, de diretores mais incríveis ainda.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 filmes canadenses que você precisa assistir o quanto antes. Confira:
C.R.A.Z.Y Loucos de Amor
Na Quebec dos anos de 1960, Zachary Beaulieu vive o despertar da sua homossexualidade. A fim de ficar em paz com sua própria identidade, precisa lidar com uma mãe muito religiosa e um pai exigente e conservador.
Mommy
Este premiado drama canadense dirigido por Xavier Dolan conta a história de Diane Després, uma viúva recente que luta para criar o filho Steve, um adolescente com transtorno de déficit de atenção e imprevisível que, em certas ocasiões, pode se tornar muito violento. O jovem conta com o amor de sua excêntrica mãe e o carinho de sua nova e misteriosa vizinha, Kyla.
Mapa Para as Estrelas
A família Weiss está muito longe de ser normal. O pai é terapeuta de celebridades e uma paciente sente-se perturbada pelo espírito da mãe, quem também era atriz. Enquanto isso, a filha da família recebe alta e o irmão entra para a reabilitação.
Ensaio Sobre a Cegueira
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
Invasões Bárbaras
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien, seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos
A Garota da Capa Vermelha
Na Idade Média. Valerie é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter, mas seus pais querem que se case com Henry, filho de uma família rica do local. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir, mas veem seus planos irem por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região. Adaptação moderna da clássica história da chapeuzinho vermelho.
Café de Flore
Esta história de amores se passa em dois momentos distintos: Paris nos anos 1960, e Montreal nos dias atuais. Na primeira história, Antoine é um DJ canadense, apaixonado pela namorada Rose, mas ainda traumatizado pelo fim da relação com Carole, seu amor de adolescência e mãe de seus filhos. Já a segunda história mostra Jacqueline, mãe de um jovem com Síndrome de Down que se apaixona por uma garota com a mesma doença que a dele.
Laurence Anyways
Laurence é um professor de inglês com um trabalho estável e uma relação sólida com sua namorada Fred. Porém, não se sente confortável com sua vida e decide confessar seus planos de mudar de sexo.
Amores Imaginários
Francis e Marie são amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade.
Memórias Secretas
Aos 80 anos, Zev aceita uma missão incumbida pelo seu colega de asilo, Max Zucker: deixar o local em que vive em busca de um antigo guarda nazista. Seu objetivo é, mesmo após tantas décadas, puni-lo pelo assassinato de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Só que, ao longo da jornada, Zev precisa lidar com falhas de memória causadas pela idade avançada.
Atualizado em 25 Set 2018.