O roteirista é uma das figuras mais injustiçadas do cinema. Quase sempre, o público reconhece os nomes dos atores e, de vez em quando, do diretor, mas o profissional responsável por amarrar a história e desenvolver personagens e diálogos tende a ser uma figura invisível. Mas e se aqueles rostos que você conhece tão bem também forem responsáveis pelo roteiro? Pois é: muitos atores e atrizes também se aventuram na direção, na produção e até no roteiro – escrevendo papéis que eles julgam mais interessantes para si mesmos e outros atores.
Conheça 10 filmes escritos pelos próprios atores protagonistas e surpreenda-se:
Casamento Grego - Nia Vardalos
Você pode não ter percebido, mas a comédia “Casamento Grego” (assim como sua sequência) foi escrita por sua protagonista, a carismática Nia Vardalos. A atriz também escreveu a comédia romântica “Eu Odeio o Dia dos Namorados”, que marcou sua estreia na direção.
A Lei da Noite - Ben Affleck
O drama de máfia estrelado por Ben Affleck foi escrito por ele mesmo, que adaptou o livro de Dennis Lehane e também dirigiu a versão para os cinemas. O trabalho de Affleck na direção já é famoso, especialmente por conta do vencedor do Oscar “Argo”, mas o ator também já escreveu diversos roteiros – incluindo o dos filmes “Gênio Indomável” (assinado em parceria com Matt Damon), “Medo da Verdade” e “Atração Perigosa”. Atualmente, Affleck trabalha no roteiro do filme-solo do Batman, que será protagonizado por ele.
Boa Noite e Boa Sorte - George Clooney
George Clooney não é só um rostinho bonito em Hollywood, mas também é um roteirista e diretor competente. Ele já foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Roteiro, pelos dramas “Boa Noite e Boa Sorte” e “Tudo Pelo Poder”, ambos estrelados por ele. Clooney também escreveu as comédias “Caçadores de Obras Primas” e “Suburbicon” e colaborou no roteiro de “Gravidade”.
O Presente - Joel Edgerton
Nos últimos anos, o ator Joel Edgerton tem surpreendido ao mostrar seu talento atrás das câmeras. Em “O Presente”, ele atua como diretor, roteirista e ator. Outros roteiros assinados por ele incluem “Segredos de Um Crime”, “Em Busca da Justiça” e a adaptação, ainda em produção, do romance “Boy Erased”.
Gênio Indomável - Matt Damon
Já que falamos em “Gênio Indomável”, aproveitamos para lembrar que o protagonista do filme, Matt Damon, também é um dos roteiristas (ao lado de Ben Affleck). Damon tem o hábito de fazer parcerias com outros atores e também assinou os roteiros de “Terra Prometida” com John Krasinski e “Gerry”, com Casey Affleck.
Manhattan - Woody Allen
Woody Allen sempre trabalhou como autor de seus próprios filmes e, especialmente no início da carreira, também foi seu próprio protagonista. Um dos seus filmes mais famosos é “Manhattan”, mas você também pode ver o diretor/roteirista/ator em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar”.
Rocky: Um Lutador - Sylvester Stallone
Provavelmente, o maior motivo pelo qual você (e praticamente todo o mundo) ama Sylvester Stallone não é seu talento para a atuação, mas sim seus roteiros. Foi ele, acredite, que escreveu as franquias completas de “Rocky” (com exceção de “Creed) e “Rambo”, além dos cultuados “Falcão – O Campeão dos Campeões”, “Risco Total” e “Os Mercenários” (nesse último, ele dividiu o crédito com outros roteiristas em toda a trilogia).
Cidadão Kane - Orson Welles
Um dos maiores filmes de todos os tempos marcou o início brilhante da carreira de Orson Welles – como ator, como diretor e como roteirista. Foi pelo último, aliás, que ele ganhou o único Oscar de sua carreira, mas “Cidadão Kane” está longe de ser seu único trabalho importante. No IMDB, Welles soma 60 títulos como roteirista e quase 130 como ator, além de 54 na direção. Entre os destaques, estão a adaptação de “Macbeth”, de Shakespeade, e o suspense “A Marca da Maldade, ambos escritos e estrelados por ele.
Um Lugar Silencioso - John Krasinski
O ator John Krasinski, mais conhecido pela série “The Office”, está arrancando elogios por seu novo trabalho – o suspense “Um Lugar Silencioso”, protagonizado, dirigido e escrito por ele (em parceria com outros dois roteiristas). Krasinski também escreveu “Terra Prometida”, junto com Matt Damon, e uma comédia chamada “Brief Interviews with hideous men”, baseada em contos de David Foster Wallace.
Razão e Sensibilidade - Emma Thompson
Talvez você não conheça esse talento oculto de Emma Thompson, mas a atriz britânica tem um talento especial para a escrita. É dela o roteiro adaptado de “Razão e Sensibilidade” e, também, das comédias “Nany McPhee, a Babá Encantada” e “O Bebê de Bridget Jones”.
Atualizado em 3 Abr 2018.