Pensar sobre o cinema brasileiro contemporâneo é também pensar em Selton Mello. Atuando ou dirigindo, Selton marca presença em longas, contribuindo para a cinematografia de forma única. Não por acaso, coleciona títulos incríveis como "O Cheiro do Ralo", "Meu Nome Não é Johny" e "O Filme da Minha Vida" em seu currículo.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 longas do ator e diretor que você precisa assistir. Confira:
Meu Nome Não É Johnny
João Guilherme Estrella é um jovem da classe média que se torna o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. O rapaz inteligente e adorado pelos pais passa a ser investigado pela polícia e enfrenta a dura realidade de um criminoso.
O Cheiro do Ralo
Lourenço é proprietário de uma loja de penhores e usa a ganância para se sustentar, abusando de clientes que sempre estão em sérias dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo, passa a ver as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Porém, tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida.
O Palhaço
Benjamim e Valdemar, seu pai, trabalham juntos no Circo Esperança. Assim, formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue, fazendo a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e pensa em abandonar a trupe.
A Mulher Invisível
Pedro acreditava no casamento, mas foi abandonado pela mulher, que fugiu grávida de um alemão milionário. Três meses de depressão e isolamento depois, Pedro ouve batidas na sua porta. É a mulher mais linda do mundo segurando uma xícara de chá: Amanda, sua vizinha. Pedro a convida para entrar e se apaixona por aquela mulher carinhosa, sensível, inteligente, uma amante ardente que faz faxina e gosta de futebol. Amanda só tem um único defeito: ela não existe.
O Auto da Compadecida
O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.
Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro é uma comédia romântica e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema. Lisbela está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história de amor cheia de personagens tirados do cenário nordestino. Porém, vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações, ao mesmo tempo que seguem seus destinos.
Jean Charles
O filme mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seu país e é baseado no caso de Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. Assim, acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex, Patrícia e Vivian em busca do sonho de uma vida melhor.
O Filme da Minha Vida
Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que deixou a ele e a sua mãe para voltar a viver na França. Professor de francês no colégio da cidade, ele se vê às voltas com seus alunos adolescentes. Apaixonado pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.
Lavoura Arcaica
André saiu de casa por se sentir sufocado pelos pais mas, anos depois, cede aos apelos da mãe e volta. Ele irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã.
Trash: A Esperança Vem do Lixo
O longa apresenta os garotos Gabriel, Rafael e Gardo, três meninos que vivem rodeados pela pobreza e miséria em um lixão do Rio de Janeiro. Porém, após um deles encontrar uma carteira em meio aos despejos do aterro sanitário, os garotos entram na mira do policial Frederico (Selton Mello) e do político corrupto Santos. A carteira em questão pertencia a José Angelo, que deixou um código capaz de levar a uma fortuna de R$ 10 milhões. Os únicos que apoiam os meninos são o padre Ricardo , que atua no lixão, e a professora Olivia , que tenta contar a história deles para o mundo.
Atualizado em 31 Ago 2018.