Fevereiro é, provavelmente, o mês mais agitado do ano para amantes de cinema. É quando chegam ao Brasil os principais nomes na corrida pelo Oscar (que, neste ano, acontece no dia 4 de março), além de filmes que foram sucesso nos festivais do ano anterior e alguns pipocões, que aproveitam a temporada mais “cult” para se destacar.
Em 2018, fevereiro será o mês de “Pantera Negra” e “Cinquenta Tons Mais Escuros”, mas também de “Lady Bird”, “A Forma da Água” e do último filme (supostamente) da carreira de Daniel Day Lewis como ator, “Trama Fantasma”. Confira os principais lançamentos do mês e prepare os bolsos:
Todo o dinheiro do mundo
Previsão de estreia: 1º de fevereiro
Parte história real, parte ficção, o filme é inspirado na história do sequestro do adolescente John Paul Getty III (Charlie Plummer), neto do magnata americano do petróleo (interpretado por Christopher Plummer), que aconteceu na Itália em 1973. A trama narra as tentativas desesperadas de sua mãe (Michelle Williams) de convencer o patriarca da família a pagar a grande quantia exigida para o resgate.
Loveless
Previsão de estreia: 1º de fevereiro
Zhenya e Boris estão passando por um terrível divórcio, marcado por ressentimento e frustração. Já com novos parceiros, eles estão ansiosos para recomeçar suas vidas, mesmo que isso signifique a possibilidade de deixar Alyosha, seu filho de 12 anos, em segundo plano. Um dia, depois de testemunhar uma das brigas entre os pais, o garoto desaparece.
A forma da água
Previsão de estreia: 1º de fevereiro
Escrito e dirigido por Guillermo Del Toro, “A Forma da Água” é um conto de fadas ambientado nos Estados Unidos durante a Guerra Fria. No laboratório secreto e de alta segurança do governo onde trabalha, a solitária Elisa (Sally Hawkins) vive presa em uma vida de isolamento. Isso muda para sempre quando ela e a colega Zelda (inte Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta envolvendo uma criatura aquática.
Em pedaços
Previsão de estreia: 8 de fevereiro
Katia Sekerci é uma alemã que leva uma vida normal ao lado do marido turco Nuri e do filho de 7 anos. Um dia, ela é surpreendida ao descobrir que ambos morreram devido a uma bomba colocada diante do escritório do marido. Desesperada, Katia decide lutar por justiça ao descobrir que os responsáveis foram integrantes de um grupo neonazista.
O sacrifício do cervo sagrado
Previsão de estreia: 8 de fevereiro
O filme, do mesmo diretor de “O Lagosta”, apresenta o estranho relacionamento, quase de pai e filho, entre o cardiologista Steven (Farrell) e o jovem Martin (Keoghan), cujo pai faleceu durante uma cirurgia. Eventos enigmáticos envolvendo os filhos e a mulher (Kidman) do médico geram suspeitas sobre o rapaz, que desenvolve um comportamento psicótico.
Cinquenta tons de liberdade
Previsão de estreia: 8 de fevereiro
No terceiro filme da série erótica, Christian Grey e Anastasia Steele se casam e mergulham completamente em sua relação de amor e luxúria. Porém, assim que uma nova tranquilidade se estabelece, novas ameaças surgem para colocar em risco o casamento.
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
Previsão de estreia: 15 de fevereiro
No sul dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, a história de duas famílias - uma negra e uma branca – se entrelaçam. Uma delas é a família McAllan, vinda da tranquila Memphis e despreparada para as exigências da vida no campo. A outra é formada pelos Jackson, que trabalham há gerações em fazendas e lutam bravamente para construir um pequeno sonho, apesar das barreiras sociais que enfrentam.
Pantera Negra
Previsão de estreia: 15 de fevereiro
Depois da morte de seu pai, rei de Wakanda, T’Challa retorna ao reino – uma nação isolada e tecnologicamente avançada escondida do resto do mundo – para assumir o trono.
Eu, Tonya
Previsão de estreia: 15 de fevereiro
Tonya Harding dominava o gelo com perícia sem rivais, mas acabou dominando as manchetes por algo totalmente diferente. “Eu, Tonya”, é uma visão às vezes absurda, trágica e hilária de uma mulher no centro do maior escândalo na história do esporte nos Estados Unidos.
Lady Bird - A hora de voar
Previsão de estreia: 15 de fevereiro
Transitando entre humor e emoção, o filme apresenta a relação turbulenta entre mãe e filha. Adolescente, Christine (Saoirse Ronan) luta contra, mas é exatamente como sua mãe (Tracy Letts), uma enfermeira descontroladamente amável, profundamente teimosa e obstinada que trabalha para manter sua família depois que o pai (Laurie Metcalf) perde o emprego.
Três anúncios para um crime
Previsão de estreia: 15 de fevereiro
Depois de ter sua filha assassinada e ver que a polícia local não encontrou o culpado, Mildred decide tornar sua insatisfação pública, comprando uma briga pessoal com o homem mais respeitado da cidade. O filme traz duas atuações espetaculares de Frances McDormand e Sam Rockwell e um roteiro que ecoa trabalhos dos irmãos Coen.
Trama fantasma
Previsão de estreia: 22 de fevereiro
Daniel Day-Lewis dá vida à Reynolds Woodcock, um estilista confiante e focado que tira inspiração das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Acostumado a vestir a realeza, estrelas de cinema, socialites e damas, Woodcock vê sua trama perder o rumo quando se envolve com Alma (Vicky Krieps), uma jovem forte que logo se torna um acessório necessário para sua vida e carreira, como musa e amante.
A grande jogada
Previsão de estreia: 22 de fevereiro
A produção é baseada no livro de memórias de Molly Bloom, uma ex-esquiadora que ficou conhecida como a "Princesa do Pôquer". Além de mostrar os bastidores dos jogos de pôquer que tinham a participação de estrelas de Hollywood e milionários de Wall Street, o filme mostra o momento em que Molly começou a ser investigada pelo FBI, acusada de organizar eventos ilegais e de envolvimento com a máfia russa.
Pequena grande vida
Previsão de estreia: 22 de fevereiro
No curioso sci-fi de Alexander Payne (“Nebraska”, “Os Descendentes” e “Sideways – Entre Umas e Outras”), Matt Damon e Kristen Wiig aceitam participar de um projeto revolucionário, que promete resolver os problemas da humanidade com o meio-ambiente: eles são encolhidos até terem poucos centímetros de altura, o que não apenas possibilita um modo de vida mais sustentável, como multiplica suas posses como um passe de mágica.
Atualizado em 1 Fev 2018.