Janeiro está chegando e, depois das festas e das viagens em família, finalmente chega aquele período de calmaria para recuperar as energias antes do próximo ano letivo. Se você tem crianças em casa, fique ligado nesta programação de filmes infantis que estarão em cartaz durante as férias!
*Esta matéria será atualizada ao longo do mês.
Sing – Quem Canta Seus Males Espanta
Sing – Quem Canta Seus Males Espanta (Sing, Christophe Lourdelet, Garth Jennings, EUA, Reino Unido, Japão, 2016)
Estreia: 22 de dezembro
Na nova animação da Illumination (mesma criadora de “Meu Malvado Favorito” e “Minions”), um coala decide reerguer seu teatro decadente organizando um concurso de canto, que acaba atraindo animais de todas as origens e estilos de vida, como uma porquinha que é mãe de 25 filhotes e um gorila que é membro de uma gangue familiar.
Moana – Um Mar de Aventuras
Moana – Um Mar de Aventuras (Moana, Ron Clements, John Musker, EUA, 2016)
Estreia: 5 de janeiro
Na nova aventura da Walt Disney, uma garota polinésia se une a um semideus para desbravar os mares e salvar sua ilha, revertendo uma terrível maldição lançada sobre o seu povo.
A Bailarina
A Bailarina (Ballerina, Eric Summer, Érica Warin, França, Canadá, 2016)
Estreia: 26 de janeiro
Nesta animação francesa, uma garotinha órfã sonha em se tornar uma bailarina e, para isso, abandona seu lar numa cidade rural e se faz passar por outra pessoa na ópera parisiense.
Ratatouille
Ratatouille (Brad Bird, Jan Pinkava, EUA, 2007)
Sessão única: 4 de janeiro às 14h na Biblioteca Hans Christian Andersen (GRÁTIS)
Na animação da Pixar, um ratinho apaixonado por gastronomia conhece um desastrado assistente de cozinha e começa a trabalhar, secretamente, num restaurante francês.
Princesa Mononoke
Princesa Mononoke (Mononoke Hime, Hayao Miyazaki, Japão, 1997)
Sessões: 7 de janeiro às 14h no Sesc Vila Mariana (GRÁTIS) | 24 de janeiro às 16h no Sesc Ipiranga (GRÁTIS)
Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta. Dirigido pelo mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki.
Up - Altas Aventuras
Up – Altas Aventuras (Up, Pete Docter, Bob Peterson, EUA, 2009)
Sessões: 11 de janeiro às 14h na Biblioteca Hans Christian Andersen (GRÁTIS) | 21 de janeiro às 12h no Sesc Bom Retiro (GRÁTIS)
Numa das animações mais emotivas da Pixar, um homem idoso e viúvo se recusa a ceder sua casa para uma empreiteira e decide viajar para o lugar onde sonhou morar com sua falecida esposa. Ao partir, ele descobre estar levando consigo acidentalmente um garotinho escoteiro, que se torna seu companheiro nessa aventura.
Lilo & Stitch
Lilo & Stitch (Dean DeBlois, Chris Sanders, EUA, 2002)
Sessão única: 14 de janeiro às 12h no Sesc Bom Retiro (GRÁTIS)
Muita confusão e gargalhadas no paraíso é o que acontece quando Lilo, uma menina havaiana, encontra Stich, o alienígena mais mal comportado de toda a galáxia, e resolve adotá-lo como seu bichinho de estimação.
O Mundo dos Pequeninos
O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti, Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010)
Sessões: 14 de janeiro às 14h no Sesc Vila Mariana (GRÁTIS) | 17 de janeiro às 16h no Sesc Ipiranga (GRÁTIS)
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, vive Arriety, uma menina como qualquer outra, exceto por medir apenas alguns centímetros. Ela e os outros pequeninos vivem nas casas das famílias pegando emprestados alguns objetos para a sobrevivência. Seu estilo de vida é posto em perigo quando Arriety é descoberta por um humano morador da casa. Produzido pelo Studio Ghibli, baseado no romance de Mary Norton.
Nausicaä do Vale do Vento
Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika, Hayao Miyazaki, Japão, 1984)
Sessões: 18 de janeiro às 16h no Sesc Ipiranga (GRÁTIS) | 28 de janeiro às 14h no Sesc Vila Mariana (GRÁTIS)
Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora. Dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli.
As Férias do Pequeno Nicolau
As Férias do Pequeno Nicolau (Les vacances du petit Nicolas, Laurent Tirard, França, 2014)
Sessões: 4 de janeiro às 16h no Sesc Ipiranga (GRÁTIS) | 7 de janeiro às 14h no Sesc Santana (GRÁTIS) | 18 de janeiro às 14h na Biblioteca Hans Christian Andersen (GRÁTIS)
Termina o ano letivo. Nicolau, seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia, o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle, que ele acredita ser sua futura esposa.
Meu Amigo Totoro
Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, Hayao Miyazaki, Japão, 1988)
Sessão única: 21 de janeiro às 14h no Sesc Vila Mariana (GRÁTIS)
Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante. Dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli.
Frozen – Uma Aventura Congelante
Frozen – Uma Aventura Congelante (Frozen, Chris Buck e Jennifer Lee, EUA, 2013)
Sessão única: 28 de janeiro às 12h no Sesc Bom Retiro (GRÁTIS)
A princesa Elsa nasceu com o poder de criar gelo e neve. É uma bela habilidade, mas também perigosa. Assombrada pelo momento em que sua magia quase matou Anna, sua irmã mais nova, anos atrás, ela agora vive isolada do mundo. Elsa teme que esteja se tornando um monstro e que ninguém possa ajudá-la. É quando Anna, agora uma jovem destemida, decide sair em uma jornada épica para encontrar sua irmã. A ela se juntam Kristoff, um homem das montanhas, e sua rena Sven, e no caminho eles encontram duendes místicos e boneco de neve Olaf. Vencedor dos Oscar de melhor filme de animação e melhor canção. Baseado em A donzela do gelo, de Hans Christian Andersen.
Por Juliana Varella
Atualizado em 4 Jan 2017.