Se o cinema, por um lado, diverte; por outro, nos faz pensar, sair do lugar comum, conhecer outras realidades, romper barreiras e estereótipos. Não por acaso, somos impactados com a imersão da experiência em si e também pelo que cada longa exibe, com cada perspectiva que apresenta.
Assim, alguns títulos, além de ensinar, abordam a temática da educação com maestria e nos dão verdadeiras aulas. Confira alguns deles:
A Onda
Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.
Escritores da Liberdade
Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.
Escola de Rock
Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.
Entre os Muros da Escola
François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Marin tem na escola alunos problemáticos, violência, tensões étnicas entre os alunos, o que testa sua paciência e, mais importante, sua determinação como um educador.
Além da Sala de Aula
Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.
Sociedade dos Poetas Mortos
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
Ser e Ter
Na zona rural da França, o professor Georges Lopez educa 12 crianças, cujas idades variam de 4 a 11 anos de idade. Ao longo de um ano, Lopez, que está perto de se aposentar, instrui todos em uma pequena sala de aula com as ferramentas tradicionais de ensino francês: repetição mecânica e ditado de passagens literárias para copiar. Com o passar da temporada, Lopez deve manter seus alunos disciplinados enquanto prepara as crianças mais velhas para os exames que determinarão seu futuro educacional.
O Aluno: uma lição de vida
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.
Meu Mestre, Minha Vida
Crazy Joe Clark (Morgan Freeman) é um jogador de beisebol que consegue chegar a diretor de uma escola em New Jersey e trata seus alunos de uma forma um tanto quanto incomum.
O Substituto
Apesar do dom de se apegar aos alunos, Henry escolhe ser professor substituto para manter distância, mas essa barreira fica prestes a ser rompida ao começar a trabalhar numa problemática escola pública.
Atualizado em 9 Nov 2018.