Entre os dias 7 e 10 de dezembro, o público nerd paulistano tem destino certo: é quando acontece a quarta edição da Comic Con Experience – ou CCXP, como ficou conhecida a versão brasileira das tradicionais convenções de quadrinhos, filmes, séries e games que já existem há décadas em outros países.
Este ano, a feira traz para o Brasil nomes como Will Smith, Joel Edgerton e Alicia Vikander, além das brasileiras Fernanda Montenegro e Alice Braga, entre dezenas de convidados nacionais e internacionais que participarão de bate-papos com os fãs sobre seus trabalhos mais recentes. Smith e Edgerton, por exemplo, apresentam o filme “Bright”, produção original da Netflix, enquanto Vikander vem ao Brasil promover o longa “Tomb Raider”, baseado no jogo de mesmo nome. Nikolaj Coster-Waldau, que inicialmente anunciou que viria a São Paulo, acabou cancelando sua participação e foi substituído por Dean-Charles Chapman e Hafthór Július Björnsson, ambos do elenco de Game of Thrones.
Entre as novidades desta edição, a CCXP traz pela primeira vez uma arena específica para jogos de tabuleiro, além da já tradicional arena competitiva de jogos online, e um palco dedicado a bandas-cover que, de tão perfeccionistas na imitação de seus ídolos, são chamadas aqui de “cosplays musicais”. As artes visuais também ganham destaque no stand conjunto entre as marcas Faber Castell e Chiaroscuro Studios, que trarão artistas para “duelarem” ao vivo diante do público, além de oferecerem prêmios por meio de brincadeiras interativas.
A interatividade, aliás, é o foco do que já vem sendo chamado pelos organizadores de “festival”, mais do que de “feira”. Salas de Escape, ambientes com “desafios” e cenários decorados para garantir as melhores selfies se espalham por todos os lados, e só perdem em quantidade para as lojas, que buscam na CCXP a oportunidade para garantir aquela renda extra no fim do ano. Para os fãs, esta pode ser uma boa chance de encontrar produtos oficiais de marcas como DC Comics, Marvel ou Harry Potter, ou explorar as coleções temáticas de lojas como Riachuelo e Lupo, que vêm aproveitando o “boom” da cultura nerd para conquistarem um novo público.
Para quem está de olho nas novidades, os estúdios apresentam suas principais apostas para 2018. Filmes como “Pantera Negra”, “Jumanji”, “Novos Mutantes”, “Deadpool 2”, “Turma da Mônica Jovem”, “Touro Ferdinando”, “Jogador Nº 1” e “Aquaman” dominam a paisagem, ao lado de velhos conhecidos como as séries “Supernatural”, “Simpsons” e “Westworld”.
Ao longo dos quatro dias de evento, são esperados cerca de 520 artistas no Artists’ Alley (área reservada para ilustradores, quadrinistas e escritores mostrarem seus trabalhos diretamente para o público), 77 convidados nos painéis e encontros com os fãs, e em torno de 220 mil pessoas no total, o que, se for confirmado, será mais um recorde para a convenção.
A CCXP 2017 acontece no São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes) e os ingressos podem ser adquiridos diariamente na bilheteria – exceto para o sábado, que está esgotado. Os valores para quinta e sexta-feira são R$ 150 (meia-entrada social, garantida a todos os que doarem um livro em bom estado) e, para o domingo, são R$ 200 (idem). Mais informações no site www.ccxp.com.br.
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
CCXP 2017
Por Juliana Varella
Atualizado em 8 Dez 2017.