Quantas vezes você não se arrependeu de ir ao cinema porque se irritou com aquele casal barulhento, ou com aquela pessoa que atendeu o celular no meio da sessão? Pois é, em tempos em que assistir aos filmes em casa virou regra, a educação se tornou ainda mais essencial. Afinal, é preciso saber diferenciar sua sala de estar da sala coletiva de cinema!
Confira 10 dicas para não ser o chato do cinema e garanta uma sessão melhor para todos:
1. Faça um exercício de desapego: não use o celular durante a sessão. Coloque-o no silencioso e, simplesmente, resista à tentação de consultá-lo a cada 5 minutos.
2. Se o telefone tocar, não atenda. Ou saia da sala para atender.
3. Seja pontual. Não há nada pior do que aquela pessoa atrasada que passa no meio das fileiras durante o filme e faz você perder uma fala importante.
4. Caso chegue atrasado, seja discreto. Não saia gritando para o colega que guardou lugar para você – dê uma acenadinha ou peça para ele acender o celular rapidamente para que você o encontre.
5. Caso chegue atrasado e os lugares não sejam marcados, sente no fundo ou nas laterais. Assim, você não atrapalha quem chegou cedo para pegar um bom lugar.
6. Cuidado com embalagens de chocolates ou salgadinhos: elas fazem muito barulho! Seja delicado, ou abra antes do filme começar. Se não conseguir, pelo menos seja rápido.
7. Você pode comentar algumas cenas do filme com a pessoa ao lado, mas fale baixinho e tente não falar o tempo todo. Lembre-se de que você pode conversar sobre o filme após a sessão!
8. Alguns cinemas são apertadinhos, então tome cuidado para não ficar chutando a poltrona da frente ou dando cotoveladas no vizinho.
9. Lembre-se: apesar de estar escuro, as pessoas ainda podem te ver e ouvir. Pegue leve naquele primeiro encontro!
10. Tenha bom senso e seja educado. A sessão fica muito melhor quando as pessoas se ajudam e se respeitam.
Por Juliana Varella
Atualizado em 7 Nov 2015.