A 19ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade acontece este ano em cinco cidades brasileiras. Começando por São Paulo, uma programação com 77 filmes de 26 países será exibida entre 4 e 13 de abril, acontecendo simultaneamente no Rio de Janeiro. Depois, uma mostra reduzida chega a Campinas entre 22 e 24, a Brasília entre 30 de abril e 4 de maio e a Belo Horizonte, entre 24 e 27 de julho.
A programação de 2014 se destaca pelo ineditismo: dos sete longas brasileiros em competição, seis são de diretores que nunca participaram do festival. Já entre os estrangeiros, 11 dos 12 diretores são estreantes na mostra competitiva.
O vencedor da competição brasileira de longas e médias-metragens levará o prêmio de R$ 110 mil, além de um troféu criado por Carlito Carvalhosa. Já o curta-metragem vencedor terá um prêmio de R$ 10 mil e o troféu È Tudo Verdade.
A seleção inclui ainda uma retrospectiva da diretora brasileira Helena Solberg e uma do diretor japonês Shohei Imamura. Um dos pupilos de Imamura, Yoju Matsubayashi, virá ao Brasil para conversar com o público.
Para homenagear o cineasta Eduardo Coutinho, falecido recentemente, o Festival traz dois filmes que compõem os extras do DVD de “Cabra Marcado para Morrer”: “Sobreviventes da Galileia” e “A Família de Elizabeth Teixeira”.
A fotografia que compõe o material de divulgação é obra de Haruo Ohara, fotógrafo que dedicou a registrar a vida nas fazendas de imigrantes japoneses em São Paulo e no Paraná. Um curta-metragem sobre sua vida, de Rodrigo Grota, será exibido no festival.
Confira os filmes que integram a programação:
Abertura São Paulo
Canção da Floresta, de Michael Obert (Alemanha, 96 min., 2013).
Abertura Rio De Janeiro
Tudo por amor ao cinema, de Aurélio Michiles (SP, 97 min., 2014). Première Mundial.
Competição Brasileira De Longas E Médias-Metragens
Bernardes, de Gustavo Gama e Paulo Barros (RJ, 91 min., 2013).
Democracia em preto e branco, de Pedro Asbeg (RJ, 82 min., 2014).
Dominguinhos, de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar (SP, 84 min., 2014).
Homem Comum, de Carlos Nader (SP, 110 min., 2014).
O mercado de notícias, de Jorge Furtado (RS, 94 min., 2014).
Por Um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados, de Leonardo Dourado (RJ, 81min., 2014).
Triunfo, de Caue Angeli e Hernani Ramos (SP, 84 min., 2014).
Competição Internacional De Longas E Médias-Metragens
Jasmine, de Alain Ughetto (França, 70 min., 2013).
Ai Weiwei O Caso Falso, de Andreas Johnsen (Dinamarca, 86 min., 2013).
Normalização, de Robert Kirchhoff (Eslováquia e República Tcheca, 100 min., 2013).
Rio de Pedra, de Giovanni Donfrancesco (Itália e França, 88 min., 2013).
Eixo Óptico, de Marina Razbezhkina (Rússia, 90 min., 2013).
Retorno a Homs, de Talal Derki (Síria, 88 min., 2013).
Aldeia de Alao, de Li Youjie (China, 75 min., 2013).
A Mentira de Armstrong, de Alex Gibney (EUA, 124 min., 2013).
Sobre a Violência, de Goran Hugo Olsson (Suécia, EUA, Dinamarca e Finlândia, 85 min., 2014).
Alegria do Homem que Deseja, de Denis Côté (Canadá, 70 min., 2014).
A Viagem de Majub, de Eva Knopf (Alemanha, 49 min., 2013).
À Singapura, Com Amor, de Tan Pin Pin (Singapura, 70 min., 2013).
Competição Brasileira De Curtas-Metragens
Borscht, uma receita russa, de Marina Quintanilha (SP, 18 min., 2013)..
A geografia é algum lugar entre o coração e aquilo que já foi, de Letícia Simões e Ricardo Marques (SP, 10 min., 2013). Première Mundial.
Com uma câmera na mão e uma máscara de gás na cara , de Ravi Aymara (RJ, 27 min., 2013). Première Mundial.
A sandália de Lampião, de Adriana Yañez (SP, 26 min., 2013).
Espinhela caída, de Ana Sofia Paiva, Felipe Chimicatti, Pedro Carvalho e Rafael Bottaro (BH, 24 min., 2013). Première Mundial.
E o amor foi se tornando cada dia mais distante, de Alexander de Moraes (RJ, 9 min., 2014). Première Mundial.
E, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Ramos (SP, 17 min., 2013).
A poeira de suas fotos, de Mauricio Osaki (Brasil e Vietnã, 17 min., 2014). Première Mundial.
Sem Titulo #1: Dance of Leitfossil, de Carlos Adriano (SP, 6 min., 2014). Première Mundial.
Competição Internacional De Curtas-Metragens
Somente para Orelhas de Abano, de Ronja Hijmans (Holanda, 20 min., 2013).
O Domador de Peixes, de Roger Gómez e Dani Resines (Espanha, 23 min., 2013).
O Atraso, de Daniel Paz Mireles (Venezuela e Espanha, 16 min., 2013).
A Imaculada, de Ronny Trocker (França e Itália, 13 min., 2013).
Histórias de Kijima, de Mikles Laetitia (França, 30 min., 2013).
Mãe é Deus, de Maria Bäck (Dinamarca, 30 min., 2013).
Vegas, de Lukasz Konopa (Reino Unido, 24 min., 2013).
Uma Visita, de Matej Bobrik (Polônia, 11 min., 2013).
O Altar Partido, de Mike Rollo (Canadá, 20 min., 2013).
Programas Especiais
Batalha pelo Rio, de Gonzalo Arijón (Finlândia, França e EUA, 90 min., 2014).
Bardot, A Incompreendida, de David Teboul (França, 115 min., 2013).
A Arte de Observar a Vida, de Marina Goldovskaya (EUA, 70 min., 2013).
Los Hermanos – Esse é Só o Começo do Fim da Nossa Vida, de Maria Ribeiro (RJ, 85 min., 2013). Première Mundial.
Ruptura, de Pamela Yates (EUA, 84 min., 2014). Première Mundial.
Sobreviventes de Galileia, de Eduardo Coutinho (RJ, 27 min., 2014).
A Família de Elizabeth Teixeira, de Eduardo Coutinho (RJ e PB, 64 min., 2014).
Posfácio - Imagens do inconsciente, de Leon Hirszman (RJ, 79 min., 1986-2014). Première Mundial.
O Homem que é Alto é Feliz?, de Michel Gondry (França, 88 min., 2013).
Curta-Metragem: Sessão Especial
Haruo Ohara, de Rodrigo Grota (PR, 16 min., 2010)..
Retrospectiva Brasileira: Helena Solberg
A Entrevista, de Helena Solberg (RJ, 20 min., 1966).
Meio Dia, de Helena Solberg (SP, 9 min., 1970).
A Nova Mulher, de Helena Solberg (EUA, 40 min., 1974).
Das Cinzas...Nicarágua Hoje, de Helena Solberg (EUA, 60 min., 1982).
Carmen Miranda: Banana is my business, de Helena Solberg (RJ, 92 min., 1995).
A Alma da Gente, de Helena Solberd e David Meyer (RJ, 80 min. 2013).
A Conexão Brasileira, A Luta pela Democracia, de Helena Solberg e David Meyer (EUA, 60 min., 1982).
Vida de Menina, de Helena Solberg (RJ, 101 min., 2004).
As Aventuras de Helena - Para o É Tudo Verdade, de Betse de Paula (RJ, 27 min., 2009).
Retrospectiva Internacional: Shohei Imamura
Em Busca dos Soldados Foragidos na Malásia, de Shohei Imamura (Japão, 50 min., 1971).
Em Busca dos Soldados Foragidos na Tailândia, de Shohei Imamura (Japão, 50 min., 1971).
Karahuki-San – A Fabricação de uma Prostituta, de Shohei Imamura (Japão, 70 min., 1975).
Um Homem Desaparece, de Shohei Imamura (Japão, 130 min., 1967).
O Brutamontes regressa à pátria, de Shohei Imamura (Japão, 47 min., 1973).
Os Piratas de Bubuan, de Shohei Imamura (Japão, 46 min., 1972).
O Estado Das Coisas
Nelson Mandela: O Mito e Eu, de Khalo Matabane (Alemanha, África do Sul e Reino Unido, 84 min., 2013).
Os Cavalos de Fukushima, de Matsubayashi Yoju (Japão, 74 min., 2013).
De gravata e unha vermelha, de Miriam Chnaiderman (SP, 86 min., 2014). Première Mundial.
Um Sonho Intenso, de José Mariani (RJ, 102 min., 2013). Première Mundial.
20 centavos, de Tiago Tambelli (SP, 53 min., 2014). Première Mundial.
Gasoduto, de Vitaly Mansky (Rússia, Repúplica Tcheca e Alemanha, 121 min., 2013).
Sonhos de DNA, de Bregt Je Van Der Haak (Holanda, 54 min., 2013).
A Corrida da Arte, de Marianne Lamour (França, 86 min., 2013).
Foco Latino-Americano
Lugares: À Procura de Rusty James, de Alberto Fuguet (Chile, 90 min., 2013).
Furando a Onda, de Annie Canavaggio (Panamá, 70 min., 2013).
Rosario, de Shula Erenberg (México, 70 min., 2013).
Continuo Sendo, de Javier Corcuera (Peru e Espanha, 120 min., 2013).
Por Juliana Varella
Atualizado em 3 Abr 2014.