Está sabendo dessa? O maior festival de documentários da América Latina está prestes a começar e vai trazer a São Paulo e ao Rio de Janeiro, em abril, mais de 80 filmes em sessões gratuitas.
Esta é a 22ª edição do evento, chamado “É Tudo Verdade”, que acontece simultaneamente nas duas capitais entre os dias 19 e 30 de abril, antes de seguir com uma seleção itinerante para Porto Alegre e Brasília.
Na programação, estão títulos de 30 países, com destaque para a produção soviética, que ganha uma retrospectiva em homenagem ao centenário das revoluções de 1917. Pela primeira vez, produções latino-americanas concorrerão a um prêmio próprio e o cineasta brasileiro Sergio Muniz será lembrado numa mostra especial com oito obras.
Outros destaques são o documentário americano “Cidade de Fantasmas”, que abrirá o festival em São Paulo com a história dos jornalistas ativistas que combatem o Estado Islâmico na Síria; o brasileiro “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, que ganha força à luz de eventos recentes envolvendo o assédio de uma figurinista na Rede Globo; e o longa “78/52”, que destrincha a famosa cena do chuveiro no clássico “Psicose”, de Alfred Hitchcock.
O evento também apresenta o primeiro filme em Realidade Virtual (VR) produzido em uma aldeia indígena na Amazônia, o curta “Fogo na Floresta”, e traz o lançamento do livro “Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro” e do DVD “Tudo por Amor ao Cinema”.
A programação completa do festival será divulgada em breve.
Confira os filmes participantes:
Sessão de Abertura – Rio de Janeiro
Eu, Meu Pai e os Cariocas - 70 Anos de Música no Brasil (Dir.: Lúcia Veríssimo, Brasil, 2017, 112 min.)
Sessão de Abertura – São Paulo
Cidade de Fantasmas (Dir.: Matthew Heineman, EUA, 2016, 90 min.)
Competição Brasileira: Longas ou Médias – Metragens
Cidades Fantasmas (Dir.: Tyrell Spencer, Brasil, 2017, 70 min.)
Em um Mundo Interior (Dir.: Flavio Frederico e Mariana Pamplona, Brasil, 2017, 75 min.)
Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos (Dir.: Francisco C. Martins, Brasil, 2017, 80 min.)
Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas (Dir.: Sandra Werneck, Brasil, 2017, 71 min.)
Quem é Primavera das Neves (Dir.: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, Brasil, 2017, 75 min.)
A Terceira Margem (Dir.: Fabian Remy, Brasil, 2016, 56 min.)
Tudo é Irrelevante. Helio Jaguaribe (Dir.: Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, Brasil, 2017, 83 min.)
Competição Internacional: Longas ou Médias – Metragens
Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar (Dir.: Steve James, EUA, 2016, 88 min.)
Comunhão (Dir.: Anna Zamecka, Polônia, 2016, 72 min.)
A Copa dos Trabalhadores (Dir.: Adam Sobel, Reino Unido, 2017, 89 min.)
Luz Obscura (Dir.: Susana de Sousa Dias, Portugal, 2017, 77 min.)
No Exílio: Um Filme de Família (Dir.: Juan Francisco Urrusti, México, 2016, 124 min.) – première internacional
No Tempo que Chegará (Dir.: Tan Pin Pin, Singapura, 2017, 62 min.)
A Prisão em 12 Paisagens (Dir.: Brett Story, Canadá/EUA, 2016, 87 min.)
Paris é uma Festa – Um Filme em 18 Ondas (Dir.: Sylvain George, França, 2017, 96 min.)
Perón, Meu Pai e Eu (Dir.: Blas Eloy Martínez, Argentina, 2017, 80 min.) – première mundial
Relações Próximas (Dir.: Vitaly Mansky, Letônia/Alemanha/Estônia/Ucrânia, 2016, 112 min.)
O Show da Guerra (Dir.: Andreas Dalsgaard e Obaidah Zytoon, Dinamarca/Noruega/ Síria, 2016, 100 min.)
Uma Vida Alemã (Dir.: Christian Krones, Olaf Muller, Roland Schrotthofer e Florian Weigensamer, Áustria, 2016, 113 min.)
Competição Brasileira: Curtas-Metragens
Bênção (Dir.: Guilherme Reis e Marcelo Reis (in memoriam), Brasil, 2016, 18 min.)
Boca de Fogo (Dir.: Luciano Pérez Fernández, Brasil, 2017, 9 min.)
Candeias (Dir.: Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, Brasil, 2017, 20 min.)
Cópia Própria (Dir.: Ian Schuler, Brasil, 2017, 14 min.)
Festejo Muito Pessoal (Dir.: Carlos Adriano, Brasil, 2016, 9 min.)
Improviso Ambulante (Dir.: Leandro Aragão, Brasil, 2017, 19 min.)
A Lembrança que Eu Gosto de Ter (Dir.: Filipe Carvalho, Brasil, 2017, 28 min.)
Manual (Dir.: Letícia Simões, Cuba/Brasil, 2016, 7 min.)
Se Você Contar (Dir.: Roberta Fernandes, Brasil, 2017, 29 min.)
Competição Internacional: Curtas-Metragens
O Acervo (Dir.: Adam Roffman, EUA, 2016, 11 min.) – première internacional
Casa à Venda (Dir.: Emanuel Giraldo, Cuba/Colômbia, 2016, 13 min.)
O Cuidador (Dir.: Joost van der Wiel, Países Baixos, 2016, 22 min.)
Olhos nos Olhos (Dir.: Angelo Caperna, França, 2016, 22 min.) – première mundial
Polonesa (Dir.: Agnieszka Elbanowska, Polônia, 2016, 16 min.)
Radiovisão (Dir.: Gregor Zupanc, Igor Simić, Jelena Milunovic e Miloš Tomić, Sérvia, 2016, 25 min.)
Spielfeld (Dir.: Kristina Schranz, Alemanha, 2016, 27 min.) – première internacional
A Sibéria Não é Tão Gélida (Dir.: Isabel Coixet, Espanha, 2016, 20 min.)
Territórios Extraordinários (Dir.: Diego Lumerman, Argentina, 2016, 25 min.)
Competição Latino-Americana
Atentamente (Dir.: Camila Rodríguez Triana, Colômbia, 2016, 80 min.)
O Esquecimento (Im)possível (Dir.: Andrés Habegger, Argentina/ Brasil/ México, 2016, 86 min.)
Rito de Passagem (Dir.: Maite Alberdi, Chile, 2016, 83 min.)
Ruínas Seu Reino (Dir.: Pablo Escoto, México, 2016, 65 min.)
Da competição de longas e médias-metragens brasileiros:
Cidades Fantasmas
Da competição de longas e médias-metragens internacionais:
No Exílio: Um Filme de Família
Perón, Meu Pai e Eu
Programas Especiais
78/52 (Dir.: Alexandre O. Philippe, EUA, 2017, 91 min.)
Caçando Fantasmas (Dir.: Raed Andoni, França/Palestina/Suíça/Catar, 2017, 94 min.)
Dawson City: Tempo Congelado (Dir.: Bill Morrison, EUA, 2016, 120 min.)
Eu, Um Negro (Dir.: Jean Rouch, França, 1958, 80 min.)
Já Visto, Jamais Visto (Dir.: Andrea Tonacci, Brasil, 2013, 54 min.)
No Intenso Agora (Dir.: João Moreira Salles, Brasil, 2017, 127 min.) – première brasileira
O Estado Das Coisas
A Batalha de Florange (Dir.: Jean-Claude Poirson, França, 2016, 109 min.)
Cine São Paulo (Dir.: Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, Brasil, 2017, 78 min.) – première mundial
Laerte-se (Dir.: Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, Brasil, 2017, 101 min.) – première mundial
Permanecer Vivo – Um Método (Dir.: Erik Lieshout, Países Baixos/ Bélgica, 2016, 70 min.)
Offshore – Elmer e o Sigilo Bancário Suíço (Dir.: Werner Schweizer, Suíça, 2016, 102 min.)
Todos os Governos Mentem (Dir.: Fred Peabody, Canadá, 2016, 90 min.)
Retrospectiva Brasileira: Sergio Muniz
Andiamo In‘Merica (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1978, 80 min.)
O Berimbau (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1977, 9 min.)
Beste (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1969, 20 min.)
A Cuíca (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1977, 9 min.)
De Raízes & Rezas, Entre Outros (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1972, 38 min.)
Rastejador, s.m (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1969, 24 min.)
Roda & Outras Estórias (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1965, 9 min.)
Você Também Pode Dar um Presunto Legal (Dir.: Sergio Muniz, Brasil, 1970/2006, 39 min.)
Retrospectiva Internacional - 100: De Volta À URSS
Avante, Soviete! (Dir.: Dziga Vertov, Rússia, 1926, 53 min.)
Moscou (Dir.: Mikhail Kaufman e Iliá Kopálin, Rússia, 1927, 58 min.)
O Grande Caminho (Dir.: Esfir Chub, Rússia, 1927, 74 min.)
Sal para a Svanécia (Dir.: Mikhail Kalatôzov, Rússia, 1930, 62 min.)
Um Dia do Novo Mundo (Dir.: Roman Karmén e Mikhail Slútski, Rússia, 1940, 23 min.)
A Batalha por Nossa Ucrânia Soviética (Dir.: Aleksándr Dovjenko e Iúlia Sôlntseva, Rússia, 1943, 73 min.)
Diante do Julgamento da História (Dir.: Fridrikh Ermler, Rússia, 1965, 93 min.)
Olhe Para o Rosto (Dir.: Pável Kogan, Rússia, 1968, 11 min.)
O Início (Dir.: Artavazd Peleshian, Rússia, 1967, 10 min.)
Mais Luz! (Dir.: Marina Babak, Rússia, 1987, 90 min.)
O Poder de Solovkí (Dir.: Marina Goldovskaya, Rússia, 1988, 93 min.)
Elegia Soviética (Dir.: Aleksándr Sokúrov, Rússia, 1989, 35 min.)
Projeção Especial
Homenagem a Ferreira Gullar (1930-2016)
O Canto e a Fúria
Ferreira Gullar: A Necessidade da Arte
A Arte Existe Porque a Vida Não Basta
Atualizado em 4 Abr 2017.