Guia da Semana

Em Havana, 1958, os clubes da alta sociedade criam uma atmosfera de glamour mesmo enquanto uma guerra está prestes a estourar. Descontentes com a ditadura de Fulgencio Bastista, homens lutam na rua ou por democracia ou por Guevara. Neste contexto, está a família dos ricos Fellove. O mais velho de três irmãos é Fico (Andy Garcia), dono de um requintado clube noturno de dança, que faz pouco caso da política revolucionária.

Diferente do primogênito, Ricardo e Luis fazem parte dos engajados. Um se junta a um grupo nacionalista que apóia uma nova democracia, enquanto o outro se une aos revolucionários comunistas liderados por Fidel Castro e Che Guevara. A decisão não é fácil e traz dolorosas conseqüências para todos, ainda mais para a mulher de Luis, que acaba sendo confortada nos braços de Fico. Com a queda de Batista, ele resolve abandonar de vez o país para morar em Nova York.

A Cidade Perdida é baseado na trama de um dos maiores escritores de Cuba, Guillermo Cabrera Infante, um declarado opositor do regime de Fidel Castro. Andy Garcia estréia na direção deste longa-metragem, que também protagonizou. Segundo o ator, a idéia de realizá-lo surgiu em seu subconsciente quando saiu de Cuba em 1961. Ele trabalhou 18 anos para conseguir dinheiro para a produção, que Hollywood rejeitou. Garcia considera o filme uma homenagem às gerações de exilados que fugiram para os Estados Unidos na época. O longa foi rodado em 35 dias na República Dominicana com orçamento de US$ 9,5 milhões.

A Cidade Perdida

Diretor: Andy Garcia

Elenco: Andy Garcia, Bill Murray, Dustin Hoffman

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos