Morando com seu pai (Jackson Antunes), Santinho cumpre anualmente o ritual da cerimônia desde o suicídio da mãe (Cássia Kiss), que aconteceu na mesma época em que um cachorro lhe entregou os trapos da roupa da menina. Tido por todos como um verdadeiro santo milagreiro, ele é coberto de mordomias pelo povo da cidade e os peregrinos que vão só para vê-lo e pedir sua benção. Após todos estes anos, no entanto, Tadeu (Juliano Cazarré), irmão da menina morta, já não vê mais sentido nas comemorações, e acha que deviam acabar com a festa.
Enquanto os mais religiosos preparam as cerimônias da comemoração, o pai do Santo, conhecido como o homem mais mulherengo e cachaceiro da região, aproveita para instalar uma barraca em frente de sua casa, para lucrar com a situação. Porém, nem isto, nem a relação próxima que tem com o filho tiram seu status no povoado. Na medida em que o momento da festa vai se aproximando, a verdadeira personalidade de cada um vai ficando mais clara.
A Festa da Menina Morta é o primeiro filme dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele. O longa, com roteiro dele e de Hilton Lacerda, foi pensado quando o ator filmava O Auto da Compadecida, no interior do nordeste. Na ocasião, Nachtergaele se impressionou com a quantidade de cerimônias religiosas da região, principalmente uma em homenagem a uma menina que desapareceu e teria enviado sua roupa após as preces da família. Onde foi exibido, o filme chocou parte do público, por conter cenas de sexo entre pai e filho.
Trailer do filme
A Festa da Menina Morta
Diretor: Matheus Nachtergaele
Elenco: Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Daniel, Dira Paes
País de origem: BRA
Ano de produção: 2008