Separado da família ainda muito jovem, o destino de Jonas (Guilherme Weber) foi traçado de acordo com a sorte. Foi esta que o levou para Recife para estudar, mas foi esforço que lhe deu um diploma de jornalismo e um emprego como homem do tempo numa emissora de TV em São Paulo, realidade muito distante daquela que deixou para trás. Os esporádicos telefonemas da mãe Stella (Renata Sorrah), que vive separada do marido, e as poucas notícias do lado paterno da família são a linha tênue que o mantém ligado com o passado. Um acontecimento trágico, no entanto, o leva de volta à terra natal.
O inesperado assassinato do pai coloca Jonas novamente em contato com o nordeste. Ele viaja acompanhado de longe dos amigos Bob (Selton Mello), Falcão e Vera e de Soledad (Giulia Gam), que está produzindo um documentário sobre a água e fica mais próxima do jornalista. Durante esta jornada existencial, a seca, a fome, a miséria, o clima e o espírito batalhador do sertanejo são temas que freqüentemente visitam a cabeça e a alma do jornalista. Mesmo em meio a tantas novidades, ele ainda encontra uma paixão.
O elenco de Árido Movie conta ainda com figuras como Matheus Nachtergale e Paulo César Pereio, entre outros. O protagonista Guilherme Weber atualmente está na novela Belíssima no papel de Freddy. O diretor Lírio Ferreira é o mesmo de Baile Perfumado. O roteiro do filme foi escrito a oito mãos e é assinado por Lírio Ferreira, Hilton Lacerda, Sérgio Oliveira e Eduardo Nunes.
Árido Movie
Diretor: Lírio Ferreira
Elenco: Matheus Nachtergale
País de origem: BRA
Ano de produção: 2004
Classificação: 16 anos