Vinte anos depois, Manoel já é conhecido por todos como Besouro, um dos maiores capoeiristas da região. Assim como a maior parte dos negros, ele trabalha nas fazendas de cana do Coronel Venâncio, mas é o único que não se sente intimidado pelos poderosos. Certo dia, quando Besouro se distrai, Mestre Alípio é assassinado, como forma de diminuir a voz dos negros. Se sentindo culpado, e tendo a missão de dar continuidade ao trabalho de seu mestre, o aluno se isola para aperfeiçoar suas técnicas.
Depois de ser abençoado pelos orixás, Besouro fica com o corpo fechado e aos poucos volta para lutar pelos direitos dos negros. Desafiando as autoridades, o capoeirista ainda se mantém a distância, o que faz sua fama crescer ainda mais. Em pouco tempo, todos comentam os seus feitos, e se começa a falar que ele tem poderes especiais e até mesmo pode voar. A presença de Besouro faz com que os negros se sintam mais confiantes para lutar pela liberdade, e, com isto, os poderosos tentam de tudo para matar seu adversário.
Baseado na história real de Manoel Henrique Pereira, Besouro é o primeiro trabalho como cineasta do publicitário João Daniel Tikhomiroff. Para coreografar as cenas de luta, foi chamado o chinês Huen Chiu Ku, elogiado por coreografar cenas de lutas em filmes como Matrix, O Tigre e o Dragão e Kill Bill. No elenco, estão os capoeiristas Aílton Carmo e Anderson Santos de Jesus nos papéis principais, mantendo o realismo nas cenas de luta.
Trailer do filme
Besouro
Diretor: João Daniel Tikhomiroff
País de origem: BRA
Ano de produção: 2009
Classificação: 14 anos