Baseado na obra homônima do britânico Kazuo Ishiguro, o longa Não Me Abandone Jamais narra um triângulo amoroso em contexto triste. A película mostra a vida de três britânicos que vivem desde crianças num colégio interno no interior do país. Lá, a disciplina é rígida e eles têm que comer bem e se exercitar muito para manter o corpo saudável.
São 103 minutos de introspecção, que leva o público a pensar sobre o sentido da vida, o papel que cada um tem na sociedade e sobre a morte. A trama se desenrola a partir do momento que uma professora conta a verdade para os amigos Ruth (Keira Knightley), Tommy (Andrew Garfield) e Kathy (Carey Mulligan): que elas estão sendo criados naquele local apenas para doarem seus órgãos aos doentes.
A revelação não altera muito a vida das então crianças, até que Ruth e Tommy começam um romance, o que faz Kathy se sentir traída e com ciúmes. O filme não se aprofunda nas questões éticas nem explica a criação dos doadores: o foco está mesmo na história de amor.
O diretor Mark Romanek (conhecido por dirigir Retratos de Uma Obsessão e vários clipes de bandas como Linkin Park, Red Hot Chilli Peppers, Madonna, Michael Jackson e Coldplay) preservou o texto de Ishiguro na adaptação.
Foto: IMDb
Trailer do filme
Não Me Abandone Jamais
Diretor: Mark Romanek
País de origem: Reino Unido / Estados Unidos
Ano de produção: 2010