Quando o país é visitado pelo Xá da Pérsia, um grupo de estudantes se mobiliza em protesto contra as opressões no Irã, e são fortemente reprimidos pela polícia, em um ato que termina com a morte de um deles. O fato acaba unindo ainda mais os jovens, e o revolucionário Andreas Baader arma um atentado contra uma loja de departamentos, que representaria todo o sistema capitalista. Os resultados desta ação fazem com que ele conheça Ulrike, e se unam em suas tentativas de lutar pelo que defendem.
Participando do que ficou conhecido como O Grupo Baader Meinhof, os dois, juntos a amigos, planejam roubos a bancos, além de atentados terroristas a departamentos de polícia, sedes de governos e prédios da imprensa de direita. Procurados por todo o país e idolatrados pelos jovens, os revolucionários se especializam cada vez mais e o grupo cresce. Porém, com a polícia empenhada em acabar com os atos, os principais elemento são presos ou mortos, até que os líderes vão para a cadeia. Só então todos percebem que é tarde demais para parar os atentados.
Escolhido pela Alemanha para representar o país nas principais competições de cinema do ano, O Grupo Baader Meinhof chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009. Baseado no livro de Stefan Aust, o filme é dirigido por Uli Edel, de Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, e tem roteiro de Bernd Eichinger, de Perfume - A História de um Assassino. Os produtores e o roteirista se preocuparam com a fidelidade histórica, baseando os cenários e a arte em fotos e documentários da época, e os diálogos em documentos e textos escritos pelos personagens.
Trailer do filme
O Grupo Baader Meinhof
Diretor: Uli Edel
País de origem: ALE/FRA/REP
Ano de produção: 2008