Antes de começar a discorrer sobre o assunto em foco, é necessário ressaltar a diferença entre um consultor de imagem e um personal stylist. Este último tem como trabalho a composição do vestuário de seu cliente, ou seja, suas roupas. Já o consultor de imagem tem como objetivo cuidar da imagem global de seu cliente, o que inclui postura, etiqueta, cabelo, maquiagem, pele, dentes e, é claro, da roupa dele.
A essa altura do texto você deve estar se perguntando: como é que o consultor de imagem vai melhorar minha auto-estima, minha autoconfiança e meu bem estar, se ele só vai mexer no meu cabelo, na minha pele, na minha roupa, etc? Quem procura os serviços de consultoria de imagem geralmente coloca como objetivo ficar mais bonito, querer que os outros lhe vejam com "outros olhos", querer se adequar melhor à sua posição social e profissional, entre outras razões. O curioso é que a motivação dos nossos clientes está sempre ligada ao seu exterior, porque ela sabe da importância da primeira impressão e da imagem pessoal na sociedade.
Agora, do que muitas pessoas não se dão conta é de que a beleza, a postura e a autoconfiança vêm de dentro e não de fora, ou seja, o consultor pode interferir em todos os pontos externos de seu cliente, mas se ele o fizer de maneira errada, nada irá fazer para melhorar sua imagem e, conseqüentemente, sua auto-estima.
Isso porque quando nos olhamos no espelho e vemos uma pessoa que está com aspecto abatido, envelhecido, com a pele mal cuidada, o corte de cabelo que não ressalta a beleza e o charme de seu rosto, roupas que mostram o que nós queremos esconder e que não enfatizem nossos pontos fortes, nos sentimos feios, velhos, pequenos, incapazes, fracos, com a auto-estima abalada e sem nenhuma confiança em nós.
Agora, quando vemos que do outro lado do espelho existe uma pessoa que está sempre com um aspecto saudável, jovem, usa cores que enfatizam seus olhos, sua pele, seus cabelos, tem o corte de cabelo certo para seu formato de rosto, veste peças de roupas que realçam o que temos de melhor e outras que escondem o que não nos interessa mostrar, nos sentimos poderosos, capazes de conquistar o mundo e muito, mas muito felizes!
Quando nos sentimos assim, poderosos e felizes, nós transmitimos exatamente isso ao mundo: tudo podemos e nada, nem ninguém, vai nos abater, porque somos simplesmente o máximo.
Percebemos que as pessoas passam a nos olhar com admiração e vão querer estar perto de nós; as portas se abrem, as oportunidades aparecem e a vida fica mais fácil e mais divertida, pois o que vemos no espelho é a pessoa mais feliz e autoconfiante do mundo e isso, com certeza, é mostrado para o mundo.
Quem é a colunista: Milla Mathias, consultora de imagem.
O que faz: Escreve para o Shopping News, OPEN Jornal, colabora com o Planeta Jovem Pan, quadro com Paula Carvalho, todas às quintas feiras.
Pecado gastronômico: comida japonesa.
Melhor lugar do Brasil: Ilha Grande.
Como falar com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.