Guia da Semana

As ruas de Porto Alegre foram tomadas pela arte, com a realização da Cow Parade. Vacas criadas por artistas locais das mais variadas vertentes formam uma espécie de galeria pelas calçadas. A capital mais ao sul do Brasil é também um celeiro de criadores, sejam artistas, designers, escritores, jornalistas e muitos outros. Mas um desses tem se destacado nos últimos tempos, são novos artistas contemporâneos, que surgiram aqui e que tem mostrado suas criações pro Brasil e pro mundo.

Eles têm inquietações e interesses comuns, que são expressos através da sua arte. Cada um à sua maneira e com carreiras individuais, eles compartem o mesmo cenário. E se manifestam de variadas formas, através de pintura, vídeos, esculturas, instalações etc. Dentre suas andanças pode-se destacar a participação de Carlos Dias em uma coletiva no MASP (Museu de Arte de São Paulo) ano passado. Bruno 9li e Talita Hoffmann que expuseram na LAVA Collective em Londres, Luciano Scherer que participou do BLAB! Show em Los Angeles ambas este ano. Além de participações coletivas e individuais nas galerias brasileiras Thomas Cohn e Choque Cultural. Há também outros nomes que se destacam como Emerson Pingarilho, Luísa Ritter, Carla Barth, Wagner Pinto e Fabio Zimbres.

Mas eles não se restringem a trabalhar apenas no mercado das artes, eles permeiam outros mercados também, tais como ilustração, cinema e até mesmo a moda. Por exemplo, quando a Ellus 2nd floor chamou Bruno 9li para criar estampas corridas em tecido e desenhos exclusivos para seu inverno/2008. Luciano Scherer e Carla Barth também já fizeram trabalhos para marcas de moda. Ele para a Alguns Tormentos através da criação de desenhos para camisetas e abrigos e Carla confeccionou estampas para marca argentina Puro, de bolsas e tênis, que tem uma identidade super forte e presente no estilo de se vestir dos jovens argentinos.

Arte e moda são coisas completamente distintas, embora a discussão se moda é arte volta e meia reapareça no meio fashion e sempre gere polêmicas. O fato é que são mercados que funcionam de maneiras diferentes e essa discussão não leva a lugar algum. O que importa para ambos os mercados é que o casamento entre as duas pode e deve ser utilizado. A união entre elas gera resultados interessantes, ainda que, nenhuma tenha objetivo ou almeje alcançar a outra. O encontro entre moda e arte é, por vezes, simplesmente inspirador e renovador para a moda.

Quem é a colunista: Renata Crespo.

O que faz: Designer de moda, diretora do Núcleo Moda e Tendência da Bloomer moda.mkt.

Pecado gastronômico:Brownie de chocolate com doce de leite e merengue. Pure de mandioquinha.

Melhor lugar do Mundo: Aquele que a cama te abraça na hora de dormir.

O que está vestindo: O que o meu humor mandar.

Fale com ela: @renatacrespo e [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.