Foto: Getty Images |
Um belo dia você conhece o homem dos seus sonhos, mas ele tem um probleminha. Não declara suas intenções. Eis que paira a dúvida: será o medo de levar um fora ou ele simplesmente não está a fim. No ímpeto de tentar ser feliz com seu pretendente a amado, você parte para a iniciativa, mas o que será que os homens pensam das mulheres que se livram dos preconceitos e chegam junto?
Se você ainda faz parte daquele grupo de mulheres que esperam incansavelmente pela iniciativa masculina, liberte-se dos antigos conceitos, afinal surge uma massa feminina muito mais ousada que não teme, nem mesmo, conquistar o homem que deseja.
"Uma chegada brusca acaba pegando mal para a garota, mas uma chegada inteligente é bacana e bem recebida por qualquer homem. O lance é a hora certa, no lugar certo e pelos termos adequados ao contexto. Todo homem gosta de mulher que sabe ser safada", opina o advogado Fernando Gouveia, 31 anos.
Para a psicóloga Laila Pincelli, a mulher contemporânea ganhou espaço no mercado de trabalho, estabeleceu independência financeira, acumulou inúmeros diplomas e se tornou segura em suas decisões, gerando atitudes ativas, inclusive, em relação ao homem.
Elas já não esperam uma iniciativa masculina caso tenham interesse no sexo oposto, porque estão acostumadas a agir por conta própria. A auto-confiança, a ansiedade, o receio de perder o homem desejado para outra mulher, o medo da solidão e a crença que o homem não agirá por conta própria são fatores que contribuem para a iniciativa feminina.
"Elas se antecipam ao homem movidas pela ansiedade, de forma que este fica sem saída para agir. As pessoas têm ritmos diferentes e nem sempre ele deixar de agir no momento esperado por ela significa que não fosse tomar atitude. As mulheres têm a tendência a estipular prazos: ´se ele não me ligar até amanhã é porque não quer nada!´ Será?", releva Pincelli.
Foto: Getty Images |
O estudante de arquitetura Felipe Sanchez, 24, confessa ter sofrido nas mãos da atual namorada. Segundo o rapaz, ela sempre o deixava na dúvida se era com ele que gostaria de estar ou se preferia estar sozinha, sem ninguém pegando no pé.
Ele não conseguia decifrar os códigos que ela tentava lhe transmitir e o medo do ´não´ o fazia recuar quanto à decisão de se declarar. Ficaram nesta durante cerca de oito meses e finalmente quando ela foi direta, ele tomou coragem e tascou um beijo na amada. "Acredito que ela tenha gostado e muito, pois até hoje estamos juntos".
É necessário saber transmitir suas pretensões ao seu alvo, porém sempre alerta as próprias atitudes. Muitas vezes se tenta passar a imagem da mulher segura de si, poderosa e independente, mas ele recebe a mensagem contraditória de auto-suficiência, superioridade e descaso. A atitude feminina pode confundir o homem e na dúvida, mesmo interessado, tende a demorar a tomar qualquer atitude.
A postura masculina sempre analisa a situação, esperando sinais nítidos para partir para o próximo passo, a fim de escapar do temido fora. Por incrível que pareça, eles também se sentem inseguros e imaginam quais são as expectativas da mulher em relação a ele e, principalmente, se será bem aceito por ela.
"Conheci meu namorado em uma balada e trocamos telefones. Eu liguei no dia seguinte, o convidando para um programinha a dois e ele topou na hora. Ficamos algumas vezes, mas sempre fui eu quem tomou a iniciativa, inclusive o pedido de namoro e alianças foram idéias minhas e somos muito felizes, obrigado", declara a publicitária Rosana Ribeiro.
Pincelli não atribui a falta de atitude imediata masculina à covardia ou fraqueza por parte dos homens, mas sim ao novo conceito de relacionamento amoroso que se desenvolveu na sociedade. "Se é tão difícil para a mulher saber qual é o momento apropriado para se aproximar de um homem, também é possível percebê-los perdidos e sem parâmetros de como lidar com a mulher moderna".
Foto: Getty Images |
Há mulheres bastante diretas e insistentes, enquanto outras são sutis a ponto de passar despercebido seu real interesse. Ligar com freqüência, mandar mensagens pelo celular, se insinuar através de gestos, posturas e roupas são pontos que denotam um interesse. Já os homens não diferem tanto assim delas, mas são um pouco mais discretos. Quando há um interesse real, costumam ligar, não necessariamente no dia seguinte, porém buscam a proximidade e convidam para sair.
"Quando não está a fim, o homem encurta o papo, muda de assunto, fala que é gay, diz que tem cancro-mole, comenta sobre alguns sinais de sífilis, tosse e fala que talvez tenha contraído Ebola. Homem quando não tem, nem mesmo, interesse sexual pela mulher inventa qualquer desculpa e cai fora", diz o advogado Fernando Gouveia, 31 anos.
Pincelli explica que se a mulher mantiver a ansiedade sob controle poderá perceber se deve investir neste homem, aguardar mais um pouco ou desistir. As mulheres interpretam algo como um fora, quando na verdade o homem só não correspondeu exatamente como ela imaginava.
De qualquer forma, se aquela pessoa valia a pena para você, mesmo que não tenha dado certo, o importante é ter tentado. Manter uma atitude madura, sem mudar completamente seu jeito de agir com ele pode levá-lo a olhá-la de outra maneira e quem sabe dê certo mais para frente.
Se deseja deixar evidente o interesse por um homem, o trate com delicadeza. Demonstre seu real interesse pelo que ele gosta, mas de maneira que não pareça invasiva. Sob nenhuma hipótese queime seu filme falando horas a fio sobre seu ex. Nenhum homem gosta de ser comparado a outro ou saber as intimidades mantidas em seu relacionamento passado.
O importante é do presente em diante e isto deve ficar claro para ele. Nunca se subestime em sua presença. Ter uma boa auto-estima é ótimo, entretanto não exagere na auto-promoção para não soar como prepotência. A sinceridade também é algo notável para o homem, portanto haja com naturalidade e seja feliz.
Colaboraram:
? Laila Pincelli
? Felipe Sanchez
? Rosana Ribeiro
? Fernando Gouveia
? Daniel dos Anjos
Atualizado em 6 Set 2011.