Guia da Semana

Foto: Divulgação/ Barbacoa



Reunir os mais chegados para um aniversário, agitar um sítio no final de semana ou mesmo marcar aquele futebol entre amigos. Não importa a situação, o churrasco é a forma mais prática e fácil de você demonstrar seus dotes culinários e ainda ganhar uma moral com a galera. Para não fazer feio no próximo evento e evitar comprar gato por lebre, o Guia da Semana selecionou sete dicas sobre o assunto com o chef Gerson Sobrinho, do Restaurante Barbacoa. Agora é só gelar a cerveja, fazer aquela caipirinha e fazer a festa.

Carnes

Com uma infinidade de opções no mercado, é preciso ficar esperto para não ser passado pra trás. A maminha e a fraldinha crescem como preferência do segundo escalão, mas exigem cuidados especiais no preparo para não ficarem ressecadas. As peças mais recomendadas ainda são o contra-filé noix, a picanha e o baby beef de alcatra, com a preferência pelas carnes da raça Angus, que são carnes praticamente prontas para a manipulação e para o corte.

Carro-chefe de todo churrasco, a Picanha merece uma atenção especial. "Procure peças de boi de confinamento, de 1 kg a 1,1 kg, com maturação média de 21 dias e não congelada", indica Gerson Sobrinho. No visual, o importante é notar uma peça alta (grossa), com boa cobertura de gordura e sem falhas. Caso compre congelada, o degelo deve ser feito lentamente, dentro da própria geladeira e não no microondas.

Com o frango, a recomendação é de optar por pedaços pequenos, como coxa e sobrecoxa. Entre as linguiças, a preferência é pela toscana fresca, embora alguns prefiram as apimentadas para acompanhar a cerveja. Para dar um upgrade no seu churrasco, aposte em costeleta, picanha e paleta de cordeiro. O pão de alho, queijo coalho e outros petiscos ficam a critério do churrasqueiro. Para cada dois convidados, compre uma unidade desses, fatiando em cubinhos ou pedaços, assim que prontos.

Tempero especial para o frango

Ingredientes: alho, cebola, vinho branco, azeite, cebolinha, salsinha, sal a gosto


Como fazer: picar a cebolinha e salsinha com a faca. Juntar tudo e bater no liquidificador. Deixar marinando (descansando) por 12 horas na geladeira, de preferência com a vasilha não fechada. Esse tempero também pode ser usado com carne de cordeiro, acrescentando folhas de hortelã.


Quantidade

Um dos principais dilemas na hora organizar um churrasco é saber a quantidade certa de carne. Para isso, o chef recomenda que, em um evento com duração de 3 a 4 horas, a quantidade seja o número de convidados dividido por dois, ficando a seu critério a divisão dos cortes que vai servir. Assim, em um evento para 10 pessoas, 1 quilo de lingüiça (cerca de 11 unidades), 1,5 quilos de frango (média de 20 asas) e 2,5 quilos com carne vermelha à escolha.

Corte

Foto: Getty Images


O fundamental nesse quesito é manter uma capa de gordura uniforme, sem falha e não muito alta. No caso do baby beef, o indicado é fazer pedaços de 3 cm a 4 cm de espessura, de preferência sem furar a carne, colocando diretamente na grelha para ter mais suculência e não romper a fibra.

O corte bem feito acontece com a carne cristalizada, entre os pontos de resfriada e congelada. Ele é realizado sempre na transversal em relação às fibras, tanto antes como depois de grelhar a carne. A tábua de polietileno tem a preferência em relação a de madeira, já que são mais higiênicas e evitam a proliferação de bactérias.

Tempero

Não existe tempero melhor para carne vermelha do que sal grosso. De preferência, bata o sal para eliminar as pedras maiores e coloque na carne sem muita antecedência, poucos minutos antes de levar à brasa. A cerveja só deve ser usada como tempero em cortes grandes de carnes brancas, para evitar ressecamento. Nas carnes vermelhas não têm efeito algum, além do gosto impregnar nos pedaços.

Acompanhamentos

Esquecidos pela maioria dos homens e sempre lembrados pelo sexo feminino, os acompanhamentos são itens fundamentais para o andamento de um bom churrasco. Caso queira agradar a turma toda e não somente a galera do funil, aposte em um arroz branco, farofa e salada de folhagens, com tomate, alfaces (americana e crespa), pimentão e cebola.

G
relha e ponto da carne

Para acender a churrasqueira, o indicado é acender com álcool de réchaud. Basta colocar no fundo, acrescentar o carvão e acender. O ideal é esperar 40 minutos, reservando um pacote de carvão para acender (2,5 quilos) e colocando a carne somente quando o braseiro estiver bem espalhado, sem labaredas.

Foto: Divulgação/ Barbacoa


Já para saber o ponto da carne é preciso tomar alguns cuidados. A dica é colocar na grelha e assar até criar um suco em cima. Quando isso ocorrer, basta virar uma vez e, quando o suco aparecer do outro lado, a carne está no ponto. Em bifes de 4 cm a 5 cm (350 gramas), o tempo médio é de 20 minutos para chegar ao ponto.

Não pode faltar

Caso queira se transformar em um churrasqueiro de mão cheia, os itens básicos são: faca de corte (boa), garfo, pegador, espetos, grelha (em condições de uso) e escova de aço pequena com cabo. Nunca jogue água para apagar o fogo, pois danifica as estruturas, além de corroer o metal. "O cuidado principal que o churrasqueiro tem que ter é com a higienização da grelha. Para isso, basta usar uma escova de aço, pano úmido e muita paciência", aponta Gérson Sobrinho. Afinal, você vai precisar dela na próxima vez.
__________________________________________________________

Confira alguns molhos para incrementar no seu churrasco

- Molho de cebola

Misture cebola, azeite, vinho branco suave, água e sal. Deixe descansar por 2 horas e sirva.


- Molho de ervas

Pique à mão alecrim, savia e cebolinha. Coloque sal, deixe descansar por 2 horas e sirva.


- Molho de hortelã para carne de cordeiro

Bata no liquidificador a folha de hortelã, dente de alho e vinho branco. Acrescente sal e sirva na mesma hora, junto com a carne já assada.

Atualizado em 10 Abr 2012.