Guia da Semana



Um Audi A4, uma Mercedes, um Renault Gordini e até um Opala Diplomata que pertenceu ao presidente são os protagonistas da mostra Carros Personalizados, que acontece no Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo. A exposição é promovida pela MTM Brasil - empresa que organiza competições de sons de carro em 26 estados do Brasil e, hoje, também em cinco países. O evento, que começou em 4 de março e vai até 2 de abril, vai reunir automóveis exclusivos das mais diversas marcas, modificados por seus proprietários e premiados nos principais salões de tuning do país.



Os visitantes podem ver de perto sons especiais, pinturas diferenciadas, direção esportiva e suspensão a ar, além de acessórios e complementos que não estão no mercado. Até o final da exibição, serão apresentados 21 carros, que se revezam entre sete a cada dez dias, com exceção do A4 que ilustra o pôster da mostra e fica até o último dia. Durante a visita da reportagem estavam expostos carros dos mais diferentes estilos e preços, dos mais simples aos mais sofisticados, alguns que passam despercebidos e outros mais chamativos possíveis.

Os sete carros eram: um Tempra Turbo 95, um Gol Gola, uma Mercedes E420 Sport, um Golf 95 GTI, um Audi A4 Turbo, um Renault Gordini 65 e um Opala Diplomata que já foi do presidente Lula. Conheça cada um:

O Audi, que fica permanentemente na exposição, é amarelo e apresenta diversos detalhes internos da mesma cor, como os pedais, o câmbio, o freio de mão, detalhes na direção e até os cintos. As rodas são douradas. Já o Renault é o mais antigo, de 1965, porém reconhecidamente bem conservado. Entre as modificações, a suspensão rebaixada e o motor 2.0. O Gol, aparentemente é um carro simples, sem nada de mais. Mas ele engana. Quando abre as portas, é revelado o som pesado, personalizado, e o interior, todo revestido em veludo. As portas se fecham e ele não aparenta ter tudo aquilo.



O Tempra foi totalmente alterado. O interior, antes preto, agora é todo caramelo, o que dá uma aparência mais clean ao automóvel. Chama atenção o pedal em forma de pata de cachorro. O porta-malas apresenta um som extremamente potente, além de uma TV de plasma na porta. Para completar a personalização, foram instaladas luzes vermelhas, também na parte interior, e outra estroboscópica nos faróis dianteiros. Gláucia, namorada de Rodrigo Kako, o proprietário, conta que os dois evitam sair muito com o carro por medo de bandido. Já são quatro anos de investimento no veículo, e o que ela mais admira são as alterações feitas pelo próprio namorado. Em festas, por exemplo, o carro é a grande atração, responsável pelo som e por imagens na televisão do porta-malas.



O Golf é, sem sombra de dúvidas, o carro mais chamativo de toda a exibição. Também pudera, ele só é usado em eventos e feiras para exposição - chamado por isso de xtreme - ao contrário dos demais veículos. A começar pela pintura marmorizada em azul metálico e aos decalques das diversas empresas responsáveis pelas alterações. O interior também apresenta pintura marmorizada, e ainda conta com um Play Station 2. No porta-malas, uma TV de plasma. As portas dianteiras abrem para cima. O segurança do shopping, Jean Santana, conta quais os prediletos "Com certeza a Mercedes e o Audi, porque são menos chamativos. (conta, apontando para o Golf, o que mais chama atenção.) Mas o som desse é melhor."

Já o carro que pertenceu ao presidente, com documento apresentado na data de 1993, as mudanças não foram tão chamativas. Apenas o motor ganhou mais potência e a suspensão foi rebaixada. É um carro para arrancada. " Possui pintura, porta-malas e porta personalizados. É uma das sensações da nossa exposição", explica José Luiz Lima, presidente da MTM.

Luiz, um dos responsáveis pela exibição, conta que a idéia nasceu da superintendência do shopping, "Já acontece há três anos, com duas mostras por ano. Os automóveis expostos nunca se repetem e pertencem a lojistas e amigos." Ainda explica que o objetivo é mostrar ao público alguns veículos que não são vistos nas ruas e exemplifica, "Aqui, os carros personalizados apresentam as seguintes alterações: rodas grandes, suspensão a ar e bons equipamentos do som. O melhor som é o do Golf." Alguns dos veículos já ganharam competições, como o Tempra, o Golf e o Gol.

A moda do tuning, que ganhou espaço após o filme ´Velozes e Furiosos´, não é mais chamada assim, como explica o presidente da MTM, "Agora, o nome usado é ´carros personalizados´. O automóvel é o proprietário. Quando se pensa em tuning, logo associam ao grotesco, veículos coloridos com luzes. O que muitos não sabem é que uma simples troca de rodas e o aplique de um adesivo já consideram o carro como tunado, personalizado, pois está adequado ao gosto do dono."

A exposição tem como objetivo atrair pessoas que se interessam pelo assunto, fazendo com que elas comecem a montar seu próprio veículo já na exibição. Após o fim, shopping continua com as mostras automobilísticas. Segundo Luiz, as próximas vão expor carros antigos e hot, seguidos por motos. Ainda entregou que existe a vontade de trazer um autêntico Fórmula 1 ao espaço.

Os preços dos automóveis expostos vão de 40 a 80 mil reais - o preço do Golf. O Audi sai por 48 mil.


Fotos: Arthur Santa Cruz

Serviço

Mostra de Carros Personalizados
Local: Osasco Plaza Shopping
Endereço: Rua Antônio Agu, 300 - centro de Osasco
Data: De 4 de março a 2 de abril de 2008
Horário: Das 10h às 22h
Entrada franca

Atualizado em 6 Set 2011.