Por Adriana Farano
Toda mulher entre os 45 e 55 anos começa a sentir os efeitos da menopausa. É nessa fase que o ovário pára de funcionar. Isso acontece porque ele deixa de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e de eliminar óvulos. O resultado é o fim das menstruações. No começo pode haver irregularidades menstruais, onde elas ficam mais escassas e acontecem pequenas hemorragias no meio do ciclo menstrual. Essa fase é chamada de pré-menopausa ou perimenopausa, normalmente dura quatro anos antes da parada total do ovário.
Sintomas
A deficiência do hormônio estrogênio é o principal causador dos sintomas da menopausa. As ondas de calor, crises de suor durante a noite, palpitações, dor de cabeça e tonturas, todos são efeitos da falta desse hormônio. Podem acontecer também crises de depressão, irritabilidade, fadiga e perda da libido. "Essa fase é delicada e deve ser vivida pelo casal, afinal o marido também vai sofrer com os sintomas. Por isso a compreensão dele é muito importante para a mulher ficar tranqüila", diz o obstetra Dr. Rubens Paulo Gonçalvez, autor do livro "O Desafio da Menopausa", da editora Campus. Nessa fase a falta do hormônio também causa uma alteração na textura da pele, causando uma diminuição do brilho e da elasticidade. A distribuição da gordura no corpo também começa a ficar diferente se concentrando mais na barriga.
Cuidados
Para diminuir os sintomas e deixar a mulher mais confortável durante esse período, os tratamentos feitos com hormônios são os mais indicados. Antes de saber se ela pode tomar a medicação é necessário fazer os exames médicos. Também não pode ter antecedentes de problemas vasculares, câncer de mama na família (mãe, irmã ou tia), hipercoagulabilidade (problema na coagulação do sangue), não pode estar acima do peso e nem ter sintomas de depressão. "O tipo de tratamento será escolhido pelo médico, pode ser via oral, transdérmica (cremes ou adesivos na pele), vaginal, injetável ou por implantes subcutâneos (debaixo da pele)" , explica Dr. Gonçalvez. O resultado do tratamento será uma melhora física nos sintomas da menopausa. Exercício físico e uma boa alimentação também são fundamentais para a melhora. Tratamentos alternativos como florais, soja entre outros ainda não tem estudos comprovando a sua real eficácia. É importante a mulher saber que a ida ao médico nessa fase não pode ser adiada porque é nessa hora que ela corre mais risco de ter câncer ou osteoporose.
Serviço:
Rubens Paulo Gonçalvez
Fone: (11) 5549-3002
Atualizado em 6 Set 2011.