cebit.de |
A Cebit é a maior feira de tecnologia do mundo. Organizada pela Deutsche Messe AG, acontece anualmente em Hannover, na Alemanha, desde 1986. Este ano, a feira ocorreu entre 15 e 21 de março com seis mil expositores divididos em 26 pavilhões. A Cebit exibe soluções em tecnologia da informação e telecomunicações tanto para ambientes domésticos quanto para empresariais. Nos últimos anos, a presença brasileira cresceu na feira. A expectativa de 2007 é que trinta empresas nacionais estejam na Alemanha, dez delas com estande próprio.
O Guia da Semana separou as novidades mais interessantes e curiosas para você. Confira!
cebit.de |
? Notebook sem fio acessa a internet com chip de celular
As siglas utilizadas até então nos telefones celulares começam a invadir o mundo dos notebooks e computadores portáteis, que já se conectam por chips na Europa, assim como os celulares GSM aqui no Brasil. Há três tipos de rede: Wireless LAN - Local Área Network - o conhecido Wi Fi; Wireless PAN - Personal Área Network - também conhecido como Bluetooth; e a Wireless WAN - Wide Área Network - a novidade que permite usar o notebook através de um chip, assim como no celular. A velocidade pode chegar até 3,6 Mbps - downloads de 450 kbytes por segundo, o suficiente para baixar um álbum inteiro de mp3 em dois minutos. Mas tudo depende da operadora de telefonia.
? Luminária brasileira recebe prêmio de design
O designer Fernando Prado, da Lumini de São Paulo, foi premiado durante a feira de tecnologia na categoria iluminação pelo projeto da luminária Bossa. O prêmio iF Design é um dos mais reconhecidos em todo o mundo. A luminária utiliza lâmpadas incandescentes comuns de 150 W e permite controlar a luz ambiente, simplesmente ajustando sua cúpula para cima ou para baixo. Prado ainda volta em julho à Alemanha para receber mais um troféu pelo mesmo projeto, o Reddot Design Award, na cidade de Essen. Os produtos vencedores do iF Design são expostos durante a Cebit 2007, e permanecem após a feira em um dos pavilhões centrais do Hannover Exhibition Center por meses.
? Sistema reconhece músicas e faz recomendações via Web
Este novo sistema entende se a música mp3 no computador é alegre, triste, rápida, relaxante ou tem uma instrumentação complexa. Logo após, compartilha essas informações com outros internautas e traz até você recomendações de outras músicas do mesmo estilo, para que amplie seu repertório. A novidade é uma aposta do Instituto Fraunhofer, criador do formato mp3. A primeira etapa é o rastreamento de conteúdo multimídia por um novo sistema, que consegue reconhecer informações semânticas pelas ondas sonoras da música, como o andamento, a densidade dos instrumentos e a melodia. Analisada, a onda sonora é dividida em trechos, além de informações como o tempo da batida, o humor, os elementos rítmicos e a densidade instrumental. Estes dados são adicionais às conhecidas tags ID3 dos mp3, informações anexadas à música que são exibidas nas telas dos players digitais, como o iPod.
Com o mapa da música traçado, chegamos à segunda parte, com o compartilhamento das informações do conteúdo do mp3 em uma rede de troca de arquivos ou Freebies - trechos de 30 segundos da música que acompanham todos os dados coletados no reconhecimento da canção. Ao clicar sobre um, você pede ao programa para que busque mp3 semelhantes em sua rede. O sistema sugere Freebies parecidos, e então é possível ouvir o trecho da música ou ser direcionado para uma loja para comprar a canção. O sistema oferece Freebies em vez de mp3 completos para evitar a pirataria. A novidade ainda está em fase piloto.
? Tecnologia combina fotos para criar ambientes 3D na Web
A tecnologia Photosynth da Microsoft fez uma demonstração do sistema onde suas fotos digitais compõem automaticamente um cenário virtual 3 D na Web. A diferença entre um simples sistema de fotos panorâmicas e a nova tecnologia é que ela consegue recriar um ambiente em três dimensões, e ainda, usando a roda do mouse, afasta ou aproxima os ambientes. O sistema lê as fotos, detecta pontos em comum e conecta umas às outras. Ainda está em fase de testes.
? TV do futuro
Foi apresentada no Parque do Futuro, pavilhão da Cebit recheado de idéias de universidades e institutos de pesquisa do mundo inteiro, a televisão do futuro. A Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim exibiu na feira o projeto TV 2.0, que usa conceitos da Web para o sinal da TV chegar à sua casa pela internet. O sistema consegue agregar informações relacionadas às imagens digitais, como links ou imagens clicáveis. Um dos exemplos exibidos mostrava um círculo piscando ao redor dos óculos de sol usados por um atleta durante uma competição. Seria possível clicar nos óculos com o controle remoto e ser levado para uma loja virtual para comparar preços e comprar um modelo.
O próprio controle é algo que deve ficar para trás. No estande do Instituto Fraunhofer, LCDs com câmeras digitais embutidas conseguem detectar o movimento de suas mãos e permitem "clicar" em diferentes regiões da tela, simplesmente apontando o dedo em sua direção. Já pensou? Outra tecnologia que deve mudar nossa relação com a TV e com o monitor do PC é o detector de olhar. O estande da Tobii, também no Parque do Futuro, mostrou dois modelos que conseguem saber por onde seus olhos passaram e permaneceram mais tempo na tela. Com isso, será possível descobrir que produto chamou mais a atenção de um espectador em um filme ou comercial. O monitor ainda consegue detectar até mesmo uma piscada do olho que pode, no caso do PC ou da TV 2.0, servir com um clique.
? Celular de um lado, mp3 do outro
Após o lançamento do iPhone da Apple, diversos fabricantes de celulares lançaram novidades. Uma das mais curiosas é o F300 da Sansung. Pouco maior do que um iPod Shuffle, é telefone celular de um lado e player digital de áudio e vídeo do outro. O aparelho utiliza rede EDGE - GSM de alta velocidade, já disponível no Brasil - possui câmera 2 megapixels, Bluetooth, rádio FM, porta USB e slot para cartões de memória microSD.
Fotos ilustrativas retiradas do site www.cebit.de
Atualizado em 6 Set 2011.