Guia da Semana

Foto: Getty Images


Os melhores homens, longe de buscar uma mulher passiva e compreensiva, dos modelos machistas de outrora, buscam hoje uma mulher bem resolvida, centrada, com opiniões próprias e pontos de vista bem definidos. Não se trata de encontrar uma mulher para dominar, mas alguém com quem aprender, crescer e compartilhar o que há de melhor na vida.

O que estes homens sonham, na verdade, é encontrar mulheres proativas. O que seria a proatividade? Iniciativa? Eficiência? Agilidade? Assertividade? Eficácia? Prontidão? Objetividade? A mulher proativa tem essas virtudes e um pouco mais. Ela responde positivamente aos estímulos, dificuldades e desafios a que somos diariamente submetidos.

As mulheres proativas agem no momento certo (e não a qualquer momento) e mantêm-se ligadas a cada assunto, assumindo-o em todas as suas fases até a conclusão. Elas buscam antever e agir sobre as necessidades e preocupações do casal e, nos momentos de decisão, sempre levam em consideração as possíveis repercussões e consequências de suas escolhas.

Elas reconhecem e valorizam os sentimentos sem se deixar aprisionar por eles. Sabem reconhecer seus erros por si sós e buscam corrigir as consequências. São independentes, mas estimulam a reciprocidade e compartilham a possibilidade de fazer conjuntamente as coisas. Privilegiam os valores, ao lado de seus sentimentos e emoções. Doam em favor da relação afetiva, sem submissão, e buscam construir a felicidade juntamente com o outro. Entendem a importância de seu papel na vida dele, sem sufocar a relação com cobranças desnecessárias.

Todas as mulheres podem ser proativas. Para algumas, isso exigirá mudanças que implicarão em substituir alguns traços arraigados em seu comportamento. As principais maneiras da mulher estimular a sua proatividade são:

 Valorizar o que deve ser feito. Sentir-se importante quando está fazendo coisas importantes.

 Buscar a convivência com pessoas igualmente ou mais proativas, pois elas a ajudarão a vencer gradualmente seus possíveis condicionamentos ainda reativos.

 Dar-se a chance de tentar aprender mais, acostumando-se a pedir ajuda a ele somente quando tiver esgotado o que podia fazer por conta própria.

 Procurar comemorar com ele todas as vitórias do casal, mesmo as menores. Buscar, a cada oportunidade, demonstrar que é alguém sempre em busca de soluções, alguém que efetivamente soma.

 Quando errar, não ficar se remoendo em culpas nem ficar arranjando desculpas.
Verificar o que é possível fazer para reverter ou minimizar os efeitos de algum erro.

 Não abusar da sua fragilidade, nem tentar fazer a parte dele. Tolerância, compreensão e até uma ajuda ocasional são positivas; mas sem estimular a acomodação do outro.

A mulher moderna, que realmente apaixona os homens, não é mais uma mera espectadora, que apenas sofre e reage às circunstâncias. Ela é dotada de condições para mudar aquilo que pode e deve ser modificado; ela exerce um fundamental papel de liderança no sociedade atual.

Quem é o colunista: Economista, pós graduado em Marketing pela FGV, é consultor, palestrante e escritor.

O que faz: Ministra palestras em empresas e eventos empresariais. É autor do Atitudes Vencedoras e do 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira.

Pecado gastronômico: Costela ribs on barbie.

Melhor lugar do mundo: Com a pessoa amada, seja onde for.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: jazz, blues, soul music, chorinho, MPB.

Fale com ele: [email protected], acesse seu blog, site ou siga seu twitter.


Atualizado em 1 Dez 2011.