Fotos: Arquivo pessoal |
Engajada desde a infância, a vereadora Júlia Arruda, 26 anos, gosta de sair com os amigos para uma balada, mas acorda cedo para chegar às 9h, pontualmente, na Câmara, onde exerce seu primeiro mandato pelo PSB, em Natal. Ela é jovem, bonita e determinada. Conheça o perfil dessa mulher multifacetada, que além das atividades no poder legislativo, se divide entre as personalidades de publicitária, empresária e, segundo a revista Playboy, de política mais bonita do Brasil.
Vida pública
Guia da Semana: Como surgiu esse interesse pela política?
Júlia Arruda: Minha família toda seguiu essa carreira. Só o meu pai, Leonardo Arruda, exerceu quatro mandatos de deputado estadual, foi presidente da assembléia e é o atual secretário de estado. Eu vim ao mundo em um ano eleitoral dele (1982) e acompanhei sempre as suas campanhas parlamentares. Nasci e convivi com política o tempo todo, 24 horas por dia. Quando surgiu a oportunidade, filiei-me ao PSB, sem muitas pretensões. Com o tempo, algumas pessoas especularam o meu nome como candidata, já que Natal tem uma carência muito grande de mulheres na política - faziam seis legislaturas que não tinha nenhuma mulher na Câmara.
Guia da Semana: Você destacou por um aspecto de renovação não só por ser mulher, mas também por ser bastante jovem. Isso atrapalhou ou ajudou na eleição?
Júlia : Não digo que atrapalhou nem ajudou. Senti um pouco a resistência da população em geral, devido ao fato de a classe política estar muito desacreditada. Ainda assim, acho que fui muito bem recebida, porque o povo queria uma mudança. Isso pode ser observado nos números. 50% dos eleitos da Câmara foram novos nomes, incluindo duas mulheres. Não medi esforços para me eleger e saí de casa em casa percorrendo quilômetros diariamente pelas ruas de Natal. Enquanto alguns candidatos ficavam em cima de palanques, eu preferia dividir meu espaço com os eleitores.
Guia da Semana: Quais são suas aspirações para esse mandato?
Júlia : Quero seguir um passo de cada vez e calcar meu nome no cenário político. Tive 5.541 votos e não quero ser somente a vereadora da juventude. Agora é hora de cumprir as promessas feitas durante a campanha e retribuir os votos com um trabalho honesto, digno e ético. Pretendo incentivar a geração de empregos, criação escolas públicas de qualidade e dar espaço para a mulher ser realmente reconhecida.
Júlia em campanha nas ruas de Natal |
Guia da Semana: Qual é a principal diferença entre homens e mulheres na política?
Júlia : As mulheres são mais jeitosas, possuem um carisma diferente dos homens. Isso faz muita diferença na relação com o eleitorado. Quem sabe futuramente uma de nós pode chegar a ser presidente.
Guia da Semana: Você acha que esses exemplos femininos podem quebrar o paradigma de que a política é um campo dominado por homens?
Júlia : Ah sim. Nessa campanha eleitoral, por exemplo, duas mulheres estavam concorrendo ao cargo de prefeita de Natal, conquistado pela Micarla de Souza (PV). Acho que a mulher tem que mostrar o seu valor, não só no cenário político, mas em diversas outras áreas.
Interesses privados
Guia da Semana: Fora da política, ultimamente você se destacou na mídia em dois momentos diferentes: quando foi eleita a mulher mais bela do Fashion Rio Inverno e quando a Playboy a anunciou como a vereadora mais bonita do Brasil. Como você enxerga esse reconhecimento da sua beleza?
Júlia : Sempre estive envolvida com moda, mas nunca fui modelo. No Fashion Rio, a eleição foi dos jornalistas presentes, uma coisa bem informal, nada muito sério (fala em tom tímido). Eu tenho muito cuidado quando vou aparecer na imprensa porque, como falei na Playboy, não quero ser reconhecida por um rosto e pronto. Quero ser considerada pela minha atuação parlamentar. Não quero ser uma nuvem passageira, vim para ficar! Fico lisonjeada, mas isso não me envaidece. Essa exposição é positiva quando não denigre a imagem.
Guia da Semana: Quais são os cuidados que você tem com o corpo?
Júlia : Sou vaidosa, assim como toda mulher. Não ando muito maquiada, só mantenho um rímel e um blush básicos. Cuido da alimentação, faço academia, mas não vivo em função da beleza. Só para manter mesmo, não sou escrava.
Guia da Semana: E como você se definiria como mulher?
Júlia : De bem com a vida. Sou animada e curto sair com meus amigos, ir para festas, como no Carnatal, quando pulei, saí no bloco e fui no camarote. Mas tudo tem seu momento. Sei cumprir minhas responsabilidades e sou muito pé no chão, acima de tudo. Não vou mudar minha rotina, minha maneira de ser só porque sou vereadora. Continuo tendo minhas atividades como política, mas tenho minha vida pessoal também.
Jovem, solteira e determinada: esse é o perfil da mais nova vereadora potiguar |
Guia da Semana: Está namorando?
Júlia : Estou solteira. Acho que nesses últimos tempos de política fiquei focada exclusivamente na campanha. Namorado e futuro ficaram em seguindo plano.
Guia da Semana: Isso atrapalhou em algum momento? O perfil que normalmente se espera de um político é uma pessoa familiar, que demonstre estabilidade emocional...
Júlia : Família eu continuo tendo. Só não tenho namorado! (risos) Não iria arranjar um só para passar uma coisa que não era real. Sou verdadeira e transparente. Atualmente estou sem, mas na frente quem sabe...
Guia da Semana: Falando em namorado, há algum tempo, veículos de comunicação comentaram um suposto envolvimento seu como o jogador Ronaldo. O que há de verdade nisso?
Júlia : Nunca existiu, nunca! Apenas tive um encontro aqui com ele, na casa da governadora. Conheci como fã, admiradora do trabalho dele. Mas nada de mais. A mídia especula e cria algumas situações que não são verdadeiras.
Guia da Semana: Ainda estamos em uma sociedade com traços fortes do machismo. Você acha que o homem tem mais dificuldade para aceitar uma mulher independente como você? Isso atrapalha seus relacionamentos?
Júlia : Acho que não. Cada vez mais o homem está convivendo com a independência da mulher. Atualmente nós podemos escolher um parceiro sem ser refém dele. Eles estão se comportando melhor com isso. Hoje em dia, empresas multinacionais são lideradas por mulheres, assim como muitos cargos políticos. As mulheres estão quebrando esses paradigmas.
Bate-bola Nome: Júlia Arruda Nascimento: 9/3/1982 Signo: Peixes Peso: 63 kg Altura: 1,75 m Cor: Preto Defeito: teimosa Qualidade: amiga Ídolo: Charles Chaplin Pecado gastronômico: pizza Livro: estou lendo A Biografia de Obama Um sonho de consumo: uma casa na praia Filme: Diário de uma paixão, de Nick Cassavetes Personalidades políticas: Brizola, Darci Ribeiro e Lula Uma música: Deixa a Vida me Levar (Zeca Pagodinho) Time: ABC de Natal e Botafogo. Sou sofredora e alvinegra de coração Um homem perfeito: tem que ter um bom papo, um charme. A beleza pode vir agregada, mas não é a primordial. Um belo sorriso é um bom começo |
Atualizado em 6 Set 2011.