Guia da Semana

Por Mariana Pastore


Divulgação

Já imaginou assistir a um filme na televisão onde as imagens saltam da tela? Essa novidade está perto de se tornar realidade. A Divisão de Soluções em 3D da Philips apresentou o display 3D 4YOU de 20 polegadas - 51 cm, no último IFA 2006, em Berlim, a maior feira de eletrônicos e tecnologia da Europa. Projetado para a integração em aplicações comerciais, oferece ao usuário uma incrível experiência em três dimensões. Os recursos de toque sensível tornam o desempenho da 3D 4YOU 20" ideal para o uso em projeções reduzidas ou aplicações interativas, como pontos de venda e referência ou jogos eletrônicos.

As imagens impressionaram durante a exibição do lançamento. Um dos filmes exibia uma corrida de motos onde, depois de algum tempo, uma derrapada parecia jogar terra para fora da tela. Em outro, uma cantora fazia um show onde a noção de perspectiva a destacava para frente, enquanto seu baterista ocupava de fato o fundo do palco.

Mas como é impossível enxergar a imagem 3D sem os famosos óculos coloridos? Com base na tecnologia WOWvx da Philips, a televisão possibilita a visualização através de lentiformes ligeiramente inclinadas que oferecem pleno brilho e contraste, além da representação de cores reais. A tela apresenta proporção de aspecto em 4:3, capaz de alternar os modos 2D e 3D sem nenhum problema.

www.philips.com

Conectada por meio de uma interface DVI padrão a um PC, pode exibir o conteúdo de software com base em bibliotecas gráficas já existentes, como o OpenGL. Para os pacotes de animações em 3D mais conhecidos, há plugins que permitem a exportação das imagens para o formato 3D "2D-plus-depth". Além disso, a Divisão de Soluções em 3D da empresa está elaborando ferramentas de criação para a visualização de vídeo estereoscópico.

A companhia já havia introduzido anteriormente as premiadas telas profissionais de 42 polegadas 3D WOW e 3D Comfort. A tela de 20 polegadas 3D 4YOU é o terceiro produto WOWvx que promete ajudar os profissionais na criação de uma experiência visual inesquecível com tecnologia de ponta, que pode tornar o conteúdo mais rico e interessante para o espectador. Quase "real". Além de ocupar uma posição privilegiada em relação ao uso em sinais digitais, jogos e visualizações em 3D, a tecnologia oferece a última palavra em inovação.

Mas para que ocorram os efeitos em três dimensões é necessário que a produção dos vídeos seja feita com duas câmeras de angulações diferentes, para gerar a sensação de perspectiva. Também é possível simular a profundidade com um software, mas o resultado não é o mesmo. A tecnologia ainda vai levar alguns anos para chegar ao mercado.

Atualizado em 6 Set 2011.