Por Denise Molinaro
Os fashionistas compareceram em peso à abertura oficial da 19° edição do São Paulo Fashion Week no último domingo, 26. No saguão da bienal somente profissionais do ramo e a imprensa, caçando vestígios das surpresas reservadas para essa semana. Walério Araújo (foto), estrela da Casa dos Criadores era um deles.
Para brindar o sucesso antecipado de mais uma edição de tendências, uma exposição das melhores fotos de Otto Stupakoff, que apesar do sobrenome sopa de letras é brasileiro nascido no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, com a curadoria dos também fotógrafos, Bob Wolfenson e Fernando Laszlo, voyers que dispensam apresentações...
Otto é o percursor da fotografia de moda no Brasil, foi para Nova York no começo dos anos 60, e já nessa época personificou como poucos, a figura do fotógrafo charmoso. Viajou quase todo mundo, namorou mulheres belíssimas e fotografou todas as facetas do ser humano com uma análise crítica e ao mesmo tempo sensível, foi assim que se destacou.
Posaram para ele, entre outras celebridades, o presidente Nixon e sua fiha Julie Nixon Eisenhower nos jardins da Casa Branca, a atriz Sophia Loren em sua casa na Via Appia, Grace Kelly e a princesa Stephanie nas dependências do palácio Monte Carlo. Tom Jobim, ainda no Rio foi retratado nos primórdios da bossa nova. Nos anos 90, Otto deixou a atividade para dedicar-se à pintura e à colagem, mas Bob recuperou suas imagens tão polêmicas que resistiram à erosão dos modismos.
De um lado a vasta mostra fotográfica cheia de estilo, de outro, manequins sem rosto, trajados com os modelos mais comentados dos desfiles de todas as edições do evento. Destaque para a coleção barroco de Marcelo Sommer, que dominou as atenções da platéia no verão de 2002, desfilada com classe por Paola de Orleans e Bragança.
A festa de abertura da edição comemorativa do evento tinha todos os ingredientes que o mundo da moda não dispensa: famosos, quitutes light, champagne, muito champagne e o DJ performático Zé Pedro, que há muito tempo não se fantasia para tocar e mesmo assim continua causando. Como trilha sonora, música brasileira remixada. Entre os hits, o set de Zé Pedro levantou a pista com uma versão moderna de "Vou deitar e rolar", da eterna Elis Regina.
Zé fez a direção musical de vários desfiles, nessa 19° edição hipnotizará o público que vai assitir ao "show" da Poko Pano, num set que vai contar com a participação da lenda viva do samba, o carioca Jamelão.
" La Bündchen" não vem, mas uma série de outras estrelas estarão presentes, logo no primeiro desfile, o estilista Ricardo Almeida estende o tapete vermelho para 40 famosos na passarela, a maioria não revelados. Os produtores garantem que Rodrigo Santoro aparecerá ainda mais deslumbrante. Pague para ver. Esse ano o "Fashion Week" promete.
Atualizado em 6 Set 2011.