Guia da Semana

Por Juliane Cavalcante


Camisa branca manga curta, gravatinha preta, blazer e óculos de aro grosso. Não, não é um pássaro, nem um avião e sim os modelos a lá Clark Kant do estilista Fause Haten, que sobrevoaram a passarela do SPFW Verão/2007. Após anos fora da primeira fila, o look discreto e clássico está em alta de novo. Mas esqueçam aquele cara antiquado e conservador. A identidade secreta do Homem de Aço volta moderna e cheia de estilo.

Arte: Fotos do site oficial SPFW
Desfile Fause Haten Verão/2007.


Para identificar um tipo "engomadinho", não é preciso visão de Raio-X. Se o mancebo portar um cabelo hermeticamente partido de lado e sem nenhum fio fora do lugar, usar uma camisa fechada até o último botão enfiada por dentro da calça e marcada por um cinto, e se você olhar para o pé e se deparar com um sapato, tenha certeza de que você está diante de um típico exemplar da espécie.

Look Lacoste.
Lacoste e Tommy Hilfiger, estão entre as etiquetas prediletas dos mauricinhos quando querem montar um look mais despojado. Mesmo sem poder alterar muito a paleta de cores, exigência dos "distintos", as marcas buscam sempre dar um ar de modernidade às peças. Christophe Lemaire, estilista da grife do jacaré, desenvolveu sua coleção outono-inverno/2006 seguindo a tendência do vintage. Suas disputadíssimas pólos, camisas, jaquetas e sapatos assumem uma releitura dos anos 30, explorando a sensualidade e o glamour da época.

Mas para quem quer manter o naipe sem parecer démodé, é preciso tomar alguns cuidados. Lu Pimenta, coordenadora de estilo da marca Daslu/Masculino, alerta que os homens discretos tendem a ficar parados no tempo e espaço. "Eles devem buscar os cortes e modelagens mais atualizados e primar por uma boa alfaiataria e camisaria", avisa. E completa: "Esqueçam as peças de ombros largos da década de 80, elas estão ultrapassadas, além de envelhecerem". Lu indica as grifes Ralf Laurent e a italiana Ermenegildo Zegna para quem quer comprar roupas e acessórios elegantes e de qualidade indiscutível. Das marcas brasileiras, ela cita Ricardo Almeida. "Ele é impecável", resume.

Arte: Silvia Boriello
Desfile Maxime Verão/2007.

Outro que apostou no estilo "engomadinho" durante o SPFW foi o estilista Maxime Perelmuter. Os tops usavam perucas pretas escovadas para frente e looks beirando o comportado. Mas tudo de acordo com as tendências previstas para o próximo verão. Nas camisas fechadas até o colarinho, sinal típico do "certinho", muito branco com recortes estampados. Na alfaiataria, diferentes proporções e alturas, além de muitas peças andrógenas, como coletes-vestidos e bermudas-saias.

Mas não se assustem, senhores discretos, muita coisa que se vê na passarela não vai para a arara das lojas. Contudo, os "certinhos" que querem fugir do estigma de antiquados e ficarem antenados com o mundo, podem arriscar passear por aí portando um Maxime.

Serviço:

Daslu - Av. Chedid Jafet, 131, Vila Olímpia - Tel: 3841.4000

Atualizado em 6 Set 2011.