Guia da Semana

Uma das alternativas é recorrer ao Disque Pare de Fumar (0800-611997 - opção 6). Este serviço presta informações sobre os métodos de tratamento e os efeitos da síndrome de abstinência.


Foto:SXC.HU
Outra possibilidade é procurar as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS)que oferecem tratamento. Lá, os pacientes recebem desde orientações sobre como deixar o fumo, até o uso de medicamentos, se necessário.

O Hospital Universitário da USP também desenvolve trabalho anti-tabagismo junto às comunidades. Em reuniões semanais, grupos de 20 a 60 pessoas recebem informações sobre o vício, orientações e tratamentos. Cada caso é avaliado individualmente. (Contato: (11) 3091 92 00)

Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) possui o programa Saber Saúde, que divulga estilos de vida saudáveis e trabalha o tema tabagismo junto às escolas. Uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ampliar a divulgação do programa através do TV Escola e do programa Um Salto Para o Futuro, também está em estudo. Criado em 1996, o Saber Saúde é realizado com o auxílio das secretarias estaduais e municipais de saúde e educação.


Serviço:

SUS

INCA

Hospital Universitário da USP

Atualizado em 6 Set 2011.