Foto: controller.com |
Considerado um dos maiores jatos já fabricados e com apenas 164 modelos espalhados pelo mundo, o Gulfstream G550 é a melhor opção para os milionários que estão a fim de deixar de lado o trânsito e os conturbados aeroportos. Sendo o único jato de cabine longa capaz de fazer grandes viagens sem escalas, garante autonomia de vôo suficiente para um trajeto São Paulo-Moscou, sem ser necessária nenhuma parada para abastecer.
Equipado com duas turbinas Rolls-Royce, que permitem uma velocidade média de 1086 quilômetros por hora, o jatinho possui 29 metros de comprimento, pesa quase 22 toneladas (sem combustível), capacidade para até 19 passageiros e voa a uma altitude de até 15.545 metros, acima dos modelos comerciais, o que proporciona uma liberdade de rota muito maior e encurta o tempo de viagem.
O G550 é o que há de mais exclusivo e luxuoso no mercado da aviação e possui 14 janelas panorâmicas aquecidas, que evitam vidros embaçados, DVD, duas TVs de LCDs, controle de temperatura interna e assentos configuráveis conforme a necessidade dos passageiros. Ainda por dentro, os passageiros encontram três zonas de temperatura e o sistema de pressurização torna a sensação de altitude menor, pois o ar da cabine interior é renovado a cada três minutos, tornando a viagem mais agradável. e evitando um efeito climático incômodo. Já os pilotos contam com o sistema EVS - Enhanced Vision System, que projeta na cabine uma imagem captada por câmeras de infravermelho, promovendo mais segurança em caso de aterrissagens com condições de pouca visibilidade.
Sendo um dos objetos de maior desejo entre donos de business jets e diversas celebridades do mundo, o Gulfstream G550 está avaliado em nada menos que US$ 50 milhões de dólares, e exige em média US$ 400 mil em manutenção mensal, mesmo assim, tem fila de espera para comprar. Devido à queda do dólar, a mão-de-obra e alguns componentes nos países produtores de avião ficaram mais baratas, isso motivou o investimento na fabricação de modelos menores e aumentou o número de encomendas. Hoje, cerca de 7% dos pedidos mundiais de jatinhos são feitos por clientes da América Latina. Os Estados Unidos já chegaram a comprar 85% dessa produção e hoje apenas metade disso segue para as terras americanas.
Serviço
Site: www.gulfstream.com
Atualizado em 6 Set 2011.