Guia da Semana

Tempo escasso, filhos pequenos, falta de dinheiro para pagar uma academia ou simplesmente falta de vontade de ir às aulas não são mais desculpas para não praticar atividade física.

Muito comuns nos anos 1980, impulsionados pela atriz Jane Fonda, os vídeos de ginástica continuam a todo vapor. A própria atriz, que na época incentivou as mulheres a praticarem aeróbica, voltou a investir no setor e lança, em breve, dois DVDs de malhação.

No Brasil, um dos principais ícones dos vídeos de fitness é a apresentadora Solange Frazão. Formada em Educação Física, ela, que já atuou como personal trainer, é adepta da vida saudável e impressiona pela disposição e excelente forma física. Tudo isso aos 47 anos, com três filhos e muito trabalho: TV, rádio e colunas em revistas.

Com tantas atribuições, de onde veio a inspiração para gravar vídeos de malhação? Ela mesma responde: "de acreditar que é possível fazer exercícios em casa com eficiência e resultados".

Segundo Solange, é possível sim conquistar um corpo melhor, mais bonito e, principalmente, saudável, sem sair de casa. "É preciso dedicação e disciplina. Com determinação, tudo se consegue, basta acreditar e nunca desistir", afirma.

Hábitos Saudáveis

Rodrigo Cabral, professor do departamento de Musculação da academia Via Olímpica, localizada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, concorda que os vídeos de ginástica ajudam a manter o corpo em forma e a melhorar a saúde, mas destaca que é preciso cuidar da alimentação e ter hábitos adequados. "Antes dos exercícios, são indicadas refeições leves e ricas em nutrientes. Frutas, pães integrais e barras de cereais são boas opções. Durante os treinos, é muito importante manter-se hidratado. Água, sucos naturais e energéticos, desde que sem exageros, são bem-vindos", orienta.

É nesse cenário que os alimentos e bebidas à base de soja podem ajudar. Rica em vitaminas e proteínas de alta qualidade, a soja auxilia no controle do peso corporal e do colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. É a aliada ideal para a malhação em casa. "A bebida à base de soja é um excelente alimento, pois é uma alternativa versátil, com baixa quantidade de gorduras e que pode ser consumida em diferentes momentos do dia de quem pratica atividade física. A soja contribui na prevenção de doenças e comprovadamente faz muito bem à saúde. Quem deseja um estilo de vida saudável deve incluir a soja no seu dia a dia", destaca Rodrigo.

Primeiros Passos

Foto: Getty Images
Antes de começar a malhar, avaliação médica é imprescindível

Para quem pretende começar a malhar com o auxílio de vídeos, Solange Frazão recomenda alguns cuidados importantes, como fazer uma avaliação médica prévia, manter a postura correta durante os exercícios e não interromper o treino por compromissos caseiros. "Também é preciso prestar muita atenção nos critérios da aula, não ter pressa, acompanhar o passo a passo, copiando os movimentos, e não pular etapas", completa.

Carlos Tomaiolo, personal trainer, fisioterapeuta e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, reforça as precauções a serem tomadas na escolha de vídeos. "É importante procurar vídeos desenvolvidos por profissionais competentes e qualificados, observar a didática utilizada e assistir ao material antes de comprar. Deve-se fugir de vídeos muito genéricos. Os específicos para determinado objetivo costumam ser mais adequados", diz.

Para os treinos em casa, o especialista indica também a aquisição de alguns equipamentos, como colchonetes, caneleiras, halteres, elásticos, bolas, rolos e espumas, dependendo do tipo de ginástica e do objetivo a ser atingido.

E, quando a desmotivação e a preguiça falarem mais alto, é só pensar no próximo verão, na praia, no biquíni... "O segredo é lembrar que os benefícios da atividade física são inúmeros, entre eles saúde, prevenção de doenças pela melhora do sistema imunológico, bem-estar, bom humor, disposição, fortalecimento do corpo como um todo e beleza física", conclui Solange Frazão.


Foto Superior: Divulgação/ Marco Máximo

Atualizado em 10 Abr 2012.