Guia da Semana

Meio de transporte idealizado por Leonardo Da Vinci no século XIV, o helicóptero ocupa cada vez mais o nosso espaço aéreo. Em 1996, eram 547 unidades. Atualmente, 1.531 (dados de janeiro de 2011). Nada comparado ao total norte-americano, que no início da década de 1990 somava, sozinho, mais de 10 mil aeronaves.

Para fugir do caos de São Paulo, 400 voos diários são realizados, um pouco menos do que Nova Iorque. Só de táxis aéreos são 325 aparelhos. Os pilotos comerciais cobram, em média, R$ 1.300 por voo de uma hora (em modelos executivos, como o Robinson 44), com no mínimo três passageiros.

Divulgação

Cabine de um modelo Eurocopter

Há quem prefira comprar e aprender a pilotar o seu. Segundo fabricantes e revendedores, este é um mercado em expansão, buscado tanto por executivos de grandes multinacionais como por políticos, artistas e cada vez mais advogados, engenheiros e até médicos. Tem para todos, de verdadeiras ferraris do ar a modelos mais populares. Os preços variam de US$ 700 mil a US$ 16 milhões.

Para comandar essas máquinas, é necessário tirar o brevê de piloto privado. Para isso, o candidato passa por exame físico, prova teórica e prática, com exigência de o mínimo de 36 horas de voo. Os pilotos aprendem noções de segurança, navegação, regulamentação do espaço aéreo e outros conteúdos, para aproveitar o melhor que essas máquinas podem oferecer. O Guia da Semana selecionou os modelos mais recentes e os mais populares. Saia singrando os ares.

AW139

Arte: Fernando Kazuo


Segundo a Agusta Westland, empresa fabricante, o AW139 é o estado da arte em seus componentes, garantindo máxima flexibilidade operacional e melhor performance aliados a um nível superior de conforto e economia. O aparelho é um biturbina médio, atendendo às mais rigorosas normas de segurança (certificado FAR/JAR 29). Conta ainda com trem de pouso retrátil e sistema de aviônicos integrados Honeywell com quatro telas de cristal líquido.

EC155



Combina a ampla experiência da família Dauphin com as recentes tecnologias desenvolvidas pela nova Eurocopter. Com capacidade para transportar até 12 passageiros, a aeronave, segundo o fabricante, é ideal para as missões de transporte executivo e tarefas em plataformas de petróleo (offshore). Tem cabine ampla e um dos maiores bagageiros de sua categoria. A aeronave foi eleita como o melhor helicóptero em operação no Brasil durante a Labace 2009 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition).

AW 109 Power



Também da Agusta Westland, esse bimotor leve com até oito assentos vem com aviônicos IFR para duplo comando ou comando simples e piloto automático de três eixos. O fabricante destaca também a possibilidade de customizar o layout de cabine, permitindo que o aparelho atue desde o transporte de passageiros, até serviço de busca e salvamento, resgate aeromédico, missões policiais, de bombeiros, além de transporte de cargas.

AS 350




Conhecido como Esquilo, esse monoturbina possui cabine espaçosa, com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto. É um helicóptero que apresenta ótimo desempenho em altitudes elevadas. No mercado desde 1977, o Esquilo já superou a marca das 3.400 aeronaves entregues e 15,5 milhões de horas de voo. Só no Brasil, já foram entregues cerca de 360 máquinas. Disponível nos modelos B2 e B3, com ar condicionado, couro, GPS, detector de tempestade com cristal de LCD.

Robinson 44



O modelo mais popular e mais vendido no mundo desde sua introdução no mercado, em 1992, com mais de 3.950 aeronaves entregues. O Robinson 44 é um helicóptero leve, de quatro lugares, adequado para uso executivo, serviços de táxi aéreo e serviços de voo panorâmico. O modelo atual no mercado é o Raven II.

Consultores técnicos desta matéria:
Comandante João Bosco Ferreira, Diretor da Efai
Instrutor Erick Ramiro Freitas, sócio da NEP

Atualizado em 6 Set 2011.