Guia da Semana

Foto: Getty Images


Em vez de nos queixarmos do frio, por que não enxergamos o inverno como uma sofisticada estação, charmosa e civilizada? Além das roupas mais elegantes, dos encontros em ambientes intimistas, aconchegantes e das deliciosas bebidas quentes que convidam a longas conversas, este pode ser um tempo ideal para cuidar-se um pouco mais...

Nesta época do ano, a pele parece pedir mais hidratante, sabonetes mais suaves, cremes hidratantes com maior poder de lubrificação e proteção. Sente-se falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem. Para as mãos, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens dão grande sensação de conforto e bem-estar. Como os banhos também são mais quentes, braços e pernas ressecam e tornam-se ásperos com mais facilidade. Há necessidade de hidratantes após o banho.

Cada tipo de pele requer um tipo de cuidado

Peles bonitas, de poros fechados, sem cravos nem espinhas tendem a ressecar mais no inverno. São as peles normais e secas que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.

Peles com poros dilatados, tendência a cravos e espinhas podem piorar com cremes oleosos. Assim, nestes casos, a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, sintam sensação de repuxamento. Em seguida, aplicam-se hidratantes suaves, oil free, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.

Os cuidados na hora de escolher o produto

Os hidratantes para o dia devem conter filtro solar, mesmo sendo inverno, para que a proteção seja completa. O Sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. A presença de silicones, ureia, alantoina, pantenol e ceramidas nas formulações confere proteção extra contra ressecamento e asperezas.

Cremes para mãos e pés com ácido glicólico hidratam muito, são altamente potentes e tiram as asperezas e calosidades. Podem ser usados também em joelhos e cotovelos ásperos.

No frio, acordamos pálidos e com olheiras pronunciadas. Basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando parcialmente as olheiras.

Proteja os lábios das rachaduras com os protetores em forma de batons incolores, que contenham óleos, umectantes, filtros e silicones! A boca fica bonita, saudável e bem natural!

Não esqueça que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Não deixe de usar filtro solar FPS 12 no dia a dia, em forma de hidratantes leves.

Para as mulheres que gostam de maquiagem ou tem vontade de experimentar, este é o momento certo! Estamos romanticamente mais claras e pálidas e as roupas geralmente são mais escuras. Blush, corretivo, batom e rímel farão de você uma diva em cinco minutos!

Vitaminas podem ser úteis para equilibrar o ressecamento e as descamações. Os dermatologistas preferem, nesta época, as que contêm Zinco, Ácido Fólico e Vitamina E.

Banhos quentes são uns dos prazeres da vida! Para não ressecar demais a pele, é só ter um cuidado especial com sabonetes, preferindo aqueles à base de glicerina e óleos lubrificantes. Para um relax total, jogue algumas gotas de essência de Eucalipto nas paredes e no chão do box, enquanto toma um banho bem quentinho. Usar um hidratante à base de ureia e silicone, pelo menos nas pernas e nos braços, logo após o banho, resolve grande parte do problema do ressecamento. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro: um pouco desse óleo permanece após o banho, evitando o ressecamento.

Lembre-se! Não fique tiritando e se lamentando do frio! Leve casaco e observe como é necessária a alternância das estações para que a natureza siga seu destino e para que possamos nos encantar continuamente com a vida! Homenageie o inverno com tudo o que ele tem de bom e renovador.

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.