Guia da Semana

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Carro puxando, trepidação, partida que não entra, luz de freio não acende, pneu murchando com necessidade de calibragem, verificação de nível de água e óleo, barulhos no veículo e desgaste dos pneus. Esses são os problemas mais recorrentes em automóveis, que causam transtornos a qualquer ser do sexo feminino desprovido do conhecimento técnico adotado por esse universo estranho. Modernas, as mulheres ultrapassam preconceitos e consolidam sua independência ao encararem o desafio de compreender e resolver problemas em seus carros.

"Eu sempre indico um curso de mecânicas para mulheres, pois assim elas têm um conhecimento básico das necessidades de seu veículo, evitando pagar preços abusivos por desconhecimento dos serviços a serem executados e também para que possam cuidar melhor do seu carro", alerta Ademir de Vicente, gerente da Dpaschoal.

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Os cursos destinados apenas às mulheres, com duração entre três e quatro horas, apresentam noções básicas sobre veículos e pneus. As freqüentadoras são desde superintendentes a donas de casa e não há restrição de idade para participar das aulas ministradas. As interessadas buscam esse serviço prestado, a fim de adquirir o mínimo de conhecimento para não serem ludibriadas no momento de fazer algum reparo no automóvel. O local que oferece esses cursos pretende preparar a consumidora, para executar uma manutenção periódica em seus veículos, evitando assim, gastos desnecessários e orçamentos abusivos.

Alinhamento de direção, por exemplo, tem um custo médio de R$ 40,00 e o balanceamento de rodas, custa cerca de R$ 12,00. Há estabelecimentos comerciais sem idoneidade que cobram quase o dobro desses valores, por acreditarem que as mulheres não entendem nada de carro. Alguns locais alegam problema sério no motor, quando é apenas algo simples de ser resolvido.

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A procura por estabelecimentos de credibilidade no mercado, com responsabilidade fiscal, social, empresarial e ambiental é uma medida primordial para evitar aborrecimentos ao cidadão e lesão ao bolso. A exigência da nota fiscal referente aos serviços realizados e peças substituídas no veículo é outro fator que contribui para o ressabiamento de empresas mal intencionadas. Conhecer o funcionamento do próprio carro pode inibir possíveis contratempos premeditados por terceiros.

A manutenção deve acontecer periodicamente, todavia as datas adequadas para uma visita ao mecânico variam conforme o modelo do carro. Para tanto, a usuária pode consultar sempre o manual do proprietário. Os períodos descritos a seguir são apenas referência para manutenção.

Referência indicativa para trocas

? 6 meses ou 7.500km: trocar óleo
? 1 ano ou 15.000km: Filtro e kit palhetas
? 2 anos ou 30.0000km: Kit 3 filtros (óleo, combustível e ar), velas, pastilhas
? 4 anos ou 60.000km: Pastilhas e disco de freio
? 5 anos ou 75.000km: Embreagem, escapamento, correia e amortecedor.


Pneus murchos exigem calibragem e essa verificação deve ser feita semanalmente, inclusive estepe. Na maioria dos veículos, os valores de pressão dos pneus estão na tampa do tanque. Especialistas avisam que a verificação da calibragem deve acontecer com os pneus frios. Já a vibração ou deficiência no funcionamento das palhetas é sinal de substituição inevitável à vista. Essa troca ocorre pelo menos uma vez ao ano.

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É imprescindível examinar todo o conjunto de suspensão, quanto às folgas/desgastes a cada 15.000 km ou quando notar comprometimento da dirigibilidade do veículo. Além disso, as proprietárias dos automóveis devem estar atentas ao alinhamento da direção (geometria) e balanceamento das rodas a cada 15.000 km ou quando for notado o desgaste irregular dos pneus. Veículo puxando a direção para o lado ou vibração indica necessidade de troca dos amortecedores recomendada preventivamente a cada 40.000 km.

O óleo do motor serve para lubrificá-lo e resfriá-lo, sendo necessária a troca em média a cada seis meses. Jamais se esquece da troca do óleo dos freios, que colabora para o bom funcionamento do motor. A permuta acontece mediante a notabilidade de ruídos, vibrações ou ainda, a luz indicativa do nível de fluído de freio acender no painel.

"Água no piso da garagem sugere uma visita ao mecânico, pois os motores atuais utilizam sistema de arrefecimento selado e o surgimento de água na garagem é indicativo de problema e, portanto, um especialista deve verificar a causa. O mesmo ocorre com o óleo, seja do motor ou da transmissão, marcas de óleo na garagem são sinais da necessidade imediata de um especialista", esclarece o supervisor de serviços, da Affinia, repositora automotiva, Jair Silva.

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A economia do combustível previne gasto excessivo de dinheiro, além de proporcionar maior durabilidade do veículo. Para economizar, basta evitar acelerar demais, manter o motor regulado, com as peças limpas e os filtros de óleo e ar no prazo de utilização pré-determinado. As motoristas precisam prestar maior atenção ao combustível adulterado, já que seu uso estraga o motor. Se houver oscilação em seu funcionamento, dificuldade das partidas e falhas durante a aceleração é indício de problema ocasionado por adulteração.

Concluir um curso de mecânica torna as participantes mais confiantes para enfrentar o trânsito e argumentar com o mecânico, caso acreditem que ele esteja errado.

Onde encontrar

São Paulo: Chevy Autocenter
Fone: (11) 3875-7099 ou 3875-6574

Porto Alegre: Bellenzier Pneus
Fone: (51) 3374-2266 ou 3337-4404

Rio de Janeiro: Detran - RJ (21) 3852-7952 ou 2332-0336



Colaboraram:
? Ademir de Vicente
DPaschoal
? Jair Silva
Affinia

Atualizado em 6 Set 2011.