Guia da Semana



Pense em uma rede social voltada para os mais abastados. Os membros - ricos, famosos e influentes do Jet Set internacional - têm lugar exclusivo para se relacionar, com tratamento VIP, cercado pelas principais marcas de luxo anunciando novidades. Esse local existe. É a comunidade Elysiants, que começou a operar no Brasil em maio e já tem quase 2 mil usuários, dos mais de 15 mil no mundo inteiro.

O nome da rede social demonstra claramente a proposta da empresa. Elysian Fields era o paraíso na antiga mitologia grega, para onde heróis falecidos eram transportados, sem sabor da morte, para desfrutar de uma imortalidade êxtase. Já ants significa formigas, na tradução do inglês - animais cuja comunidade, segundo organizadores, está entre as espécies mais bem sucedidas, vivendo em todas as partes.

Ruud Smeets, Chefe Executivo da Elysiants enfatiza: "Temos pesquisado extensivamente as necessidades e os desejos das pessoas que vivem uma vida de luxo e comemorações. Isso ajudou a construir a comunidade onde se pode encontrar amigos e pares, compartilhar experiências e receber privilégios especiais".

Área VIP

Para entrar nesse seleto grupo não basta ter um rostinho bonito nem usar roupas da moda, tem que ser recomendado por quem já participa da rede. Com o objetivo de restringir o acesso, são concedidos apenas cinco convites a cada participante, com direito a veto. Caso os "embaixadores nas cidades" considerem que o perfil do novo membro destoa dos outros amigos high profile, ele automaticamente é excluído. Quem não receber convite, mas fizer questão de entrar nesta "área VIP", precisa pagar uma taxa de matrícula de US$ 5 mil.

Como não poderia ser diferente, a inauguração da rede no país ocorreu em um evento reservado a convidados (e futuros usuários) na Pink Elephant, renomada balada voltada ao público de luxo na zona oeste de São Paulo. Em meio a champanhes e o melhor do house music, 600 pessoas se reuniram para celebrar a exclusividade que já está presente em Hong Kong, Caribe, Dubai, Abu Dhabi, Líbano e Istanbul.

Maçonaria do século XXI

Dentro do Elysiants, os usuários compartilham ideias, hobbies, fazem amizade e conhecem lugares da moda. Para patrocinar a rede, empresas ligadas ao "estilo de vida celebrativo" - como Aston Martin, BMW, Versace, Prada, Jaeger leCoultre, Moet & Chandon, Veuve Clicquot, e outras mais - investem na exposição de seus produtos, conectando-se de maneira direta com pessoas de alto poder aquisitivo.

Além disso, os membros podem interagir com donos de hotel de luxo, clubes e restaurantes e instituições selecionadas de maneira privada. "Eles são conhecidos por sua celebração da vida em grande estilo, gostam de viajar de primeira classe e tem paixão por luxo", afirma Ronald de la Fuente-Saez, diretor comercial da Elysiants.

Para atrair usuários, o site aposta no famoso boca a boca em eventos badalados e festas fechadas. Na contramão das outras redes sociais, como o Facebook e Orkut - com uma média de mil pessoas por usuário - o Elysiants reduz esse número para cerca de 30. O objetivo é partir para o universo da exclusividade, do glamour, dos privilégios especiais, permitida apenas para os restritos membros.

Foto: divulgação

Atualizado em 10 Abr 2012.