Guia da Semana

Foto: Getty Images


Se seu último relacionamento foi um verdadeiro fiasco e você foge do amor e da paixão, mas tem um belo amigo à disposição para um relacionamento íntimo e discreto nos momentos de carência, parabéns! Seus problemas praticamente acabaram e você já pode dizer adeus à solidão, afinal há um "amigo delivery" na jogada.

Mas afinal, o que é um "amigo delivery", vulgarmente conhecido como P.A.? Simples. P.A. é a abreviação de P*-Amigo ou Fuck Buddy, amigo-colorido e afins. Há uma variedade de denominações para aquele parceiro especial que te salva nas situações de abstinência sexual ou como os mais populares diriam ´nas crises de seca eminente´.

A amizade que estava no zero a zero tem sua partida prorrogada com direito a pênaltis, por falta de jogador qualificado para marcar aquele tremendo golaço. O sexo casual entre amigos que resolvem colorir a relação ocorre exatamente por não haver alguém apropriado para ambos se prenderem em algo que envolva um pouco mais de comprometimento.

A estilista *Giovana, 26, afirma já ter mantido uma relação íntima com um amigo. "Somos bem resolvidos. Transávamos sem nenhum tipo de compromisso e em comum acordo, apenas para suprir uma carência sexual. Era uma ótima opção por não precisar me submeter a ir para a cama com um desconhecido".

Vantagens dos homens delivery, segundo adeptas
? Sexo a hora que você quiser

? Abaixo ciúmes: apesar de haver alguém que sacie seu prazer, você não vai sofrer deste sentimento menor e tampouco ser obrigada a dar satisfações de onde vai e, especialmente, com quem

? Discutir relação é algo fora do processo evolutivo desta relação

? A rotina não vai precisar ser alterada para agradar ao parceiro, pelo simples fato de não haver parceiro amoroso e sim, sexual

? Não precisa muita frescura depois do sexo. O amigo sempre vai embora e você pode ficar à vontade na cama

? É um relacionamento, onde pode haver 100% de sinceridade

? O P.A. a livra de se submeter a ligar para o seu ex ou paquera por quem você está caindo de quatro

? A sua auto-estima vai às alturas

? O descompromisso estimula o sexo, por não haver cobrança



Se por um lado, este gênero de relacionamento é cômodo por escapar do comprometimento e não exigir entrega e dedicação, por outro só proporciona instabilidade emocional, pois ambos envolvidos estão cientes que estão apenas esquentando as turbinas motoras, enquanto não surge o verdadeiro amor.

Os assuntos que regem a relação jamais devem mencionar antigos ou possíveis relacionamentos. O papo entre o casal deve ser sobre os históricos sexuais. O tema sempre aflora o tesão, além de se criar um nível de confiança com o amigo. O sexo casual apresenta um caráter lúdico, onde a falta de compromisso é a chave-mestra e o prazer é a única finalidade. As adeptas desta relação garantem enumeráveis vantagens, onde se destacam à inexistência do envolvimento afetivo-amoroso, além da cumplicidade, apoio recíproco e o não sofrimento mediante a uma possível separação.

Foto: Getty Images


Em contrapartida, o sexólogo Amaury Mendes aponta algumas desvantagens da relação colorida. "Indivíduos que se entregam a um relacionamento deste tipo se submetem a um amadurecimento emocional tardio e não aprendem a formar vínculos. Sexo casual é quase que assinar um contrato de incapacidade emocional, sem contar com o risco de uma das partes interessadas se apaixonar sozinha pela relação".

O vínculo consiste na compensação, popularmente conhecida como ´tapa buraco´. Assim que aparecer alguém mais interessante e que balance o coração, uma das partes será abandonada, mas de maneira previamente estabelecida, já que os laços não são amorosos.

Para Mendes é possível manter esta relação indefinidamente, desde que ambos se permitam a um processo de uso contínuo, porém estes valores produzirão efeitos na auto-estima.

"A nossa sociedade definitivamente, não está preparada para o sexo casual. Por mais moderninhas que as pessoas se digam, ainda encaram este tipo de relação como algo imoral e condenável", afirma o psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos.

É complicado fazer parte de uma sociedade que se contradiz o tempo todo. Como diria um compositor ´Errado é aquele que fala certo e não age como diz´. Os estereótipos femininos e masculinos ainda estão fadados a conceitos arcaicos. Se a mulher se apaixona e sofre, a culpa é da sua fragilidade emocional. Quando escapa deste sentimento é qualificada de fria e calculista.

Foto: Getty Images


Já o homem, quando não se envolve é chamado de garanhão perverso, mas pior para ele se amar, pois sempre haverá um amigo para denominá-lo de banana, especialmente se a mulher com quem o banana se envolver for uma integrante do grupo das frias e calculistas. As mulheres sempre sentiram prazer. A diferença é que agora elas admitem isto e buscam suprir esta necessidade a qualquer custo.

"Ela me perguntou com a maior cara de pau se eu não gostaria de ir nela de vez em quando. Levei numa boa, mas francamente a relação cai na promiscuidade. Diversão só com alguém que nunca mais vou ver na vida de preferência. Não sou fast food sexual do novo século para fornecer prazer gratuitamente", revela, ainda impressionado com tamanha ousadia, o relações pública *Gustavo, 23.

É certo que cada um sabe de suas necessidades, desde que os amigos em questão se sintam à vontade nos papéis. O amadurecimento aumenta os graus de exigências, até porque somos por natureza narcisistas e precisamos nos sentir desejados e amados para que nosso ego possa ser feliz.

"Já fui um reserva de uma amiga. Ela tinha terminado o namoro e eu estava sozinho há um bom tempo sem uma parceira fixa. A gente se pegava porque sexo é necessário e confiávamos um no outro para transar sempre que batesse aquela saudade da prática", conta o designer editorial *Wellington, 27.

Assim como a mulher, o homem pode se sentir objeto, mas com a vantagem deles, em geral, saberem resolver este impasse, de maneira racional e distante, enquanto a mulher se queima por se apaixonar indevidamente, graças a sua natureza feminina de criar expectativas em relação ao sexo oposto.

As 10 regras do desapego para não confundir as estações
1) Jamais deseje namorar seu amigo delivery. Fuja das discussões de relacionamento. Seja clara quanto ao seu real objetivo: O PRAZER.

2) O melhor P.A. é aquele que não se enquadra dentro do seu perfil ideal para namoro, assim o risco de se apaixonar é quase nulo. O cara deve apenas ser moderno e mente aberta, caso contrário pode acreditar que está a usando a ponto de convencê-la disto.

3) Jamais ligue no dia seguinte. Isto é coisa de quem deseja demonstrar interesse. Nesta relação, sinceridade é primordial e se você estiver se apaixonando caia fora ou assuma as conseqüências dos fatos.

4) Se o objetivo da relação é sexo e prazer, não caia na tentação de criar laços e, portanto, nada de mensagens amistosas. A função delas é marcar encontro para praticar o sexo e nada mais, aliás, é totalmente recomendável intervalo de 7 a 15 dias para um merecido reencontro.

7) Não desperdice sextas e sábados à noite com ele, a menos que saia para saciar o seu prazer sexual.

8) Evitem fazer programinhas de casais. O ideal é que só saiam para programas de fim sexual.

9) Não apresente o cara para sua família, porque se curtirem vão forçar para vocês engatarem algo sério. Discrição é tudo, portanto, as saídas estratégicas só dizem respeito a vocês dois.

10) Proteja-se: camisinha e pílula sempre às mãos.



*O nome foi alterado a pedido dos entrevistados

Colaboraram:
? Amaury Mendes
? Eduardo Ferreira Santos
? *Giovana
? *Gustavo
? *Wellington

Atualizado em 6 Set 2011.